4X4 Automotivo

Ex-engenheiros da Troller desenvolvem nova marca offroad; UTV Guepardo será feito no Ceará

Escrito por Roberto Nunes

A nova marca offroad do Ceará está preparando o novo veículo UTV Guepardo e já tem novidades que vão acelerar seu lançamento nacional: quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller agora fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, de acordo com levantamentos feitos pelo jornalista André Marinho, do Guia Automotivo.

A previsão é de que até julho deste ano os primeiros veículos estejam prontos para fase de testes e início da pré-venda para o público.

Os quatro ex-engenheiros da TrollerMoacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e preço, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).

Segundo o engenheiro Moacir Braga, “Os testes começam em maio, refinando até junho, com lançamento do protótipo e pré-venda até julho”. 

Diferenciais do veículo made in Ceará: “Além de ser nacional, a ideia é oferecer baixo custo de manutenção, componentes nacionais e um design inovador, um veículo que vai primar pela segurança e performance” informa o engenheiro mecânico Moacir Braga“Estamos usando softwares que são utilizados pela indústria automotiva para validação do projeto, análise estrutural, desempenho, então será um veículo validado para uso genuinamente off road”.

O motor deve ser Volkswagen TSI, turbo, “Ele tem uma curva de torque muito boa para esse tipo de dirigibilidade”, garante o engenheiro. Além disso, uma suspensão está sendo desenvolvida exclusivamente para o Guepardo “A suspensão é a alma de um UTV”, explica Moacir.

Tive acesso com exclusividade ao futuro design do veículo e fiquei impressionado pelo visual futurista. Acredito que vai surpreender o mercado de UTVs no Brasil.

Outro detalhe que me informou o idealizador da marca, Clauder Ciarlini, é que o preço será muito competitivo e abaixo de R$ 200 mil. “Todos os UTVs que estão no mercado brasileiro têm preço superior e além disso eles não têm pronta entrega”, adiantou Ciarlini.

Também faz parte da equipe como diretor administrativo e de relacionamento institucional, Carlos Henrique.

SAIBA MAIS – UTV significa em inglês “Utility Task Vehicle”, algo como “veículo utilitário multitarefas”, que caiu no gosto do público brasileiro que gosta de trilhas e off road.Os UTVs Guepardo terão capacidade para quatro ou dois lugares. Inicialmente serão produzidos os UTVs para quatro lugares.

Conheça os ex-engenheiros da Troller

1) Moacir Braga: com 24 anos experiência na Troller, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP.

2) Thiago Holanda: formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2008 e especializada na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro TX4 Troller de 2009 e também na modernização do TX4 em 2016.

4) Carlos Renato: Técnico formado e em conclusão de curso de engenharia mecânica com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização da Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva e que faz cálculos estruturais do veículo.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário