A Ford inicia em setembro a venda do novo Territory. O SUV de linhagem americana é chinês e traz um design com grade dianteira hexagonal, conjunto óptico com faróis e lanternas full-LED, além de rodas de 19 polegadas. O novo Territory vem equipado com um trem de força potente e eficiente. Seu novo motor 1.5 EcoBoost de ciclo Otto, de 169 cv, tem um desempenho refinado e silencioso, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem banhada em óleo de sete velocidades. Ele também é o único da categoria com quatro modos de condução – Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo –, que ajustam o veículo automaticamente a diferentes condições de rodagem.
O pacote de itens de série do novo SUV é completo. Ele vem com painel de instrumentos digital de 12,3”, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de dupla zona com saídas traseiras, bancos de couro com ajuste elétrico e assentos ventilados, câmera 360°, farol alto automático, central multimídia com tela de 12,3”, carregador por indução e luz ambiente configurável, entre outros.
Suas tecnologias de segurança incluem assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de ponto cego, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes. Todos esses equipamentos são oferecidos pelo Novo Territory na versão Titanium, exclusiva e topo de linha, por R$ 209.990.
O Territory tem um estilo moderno, esportivo e aerodinâmico, que é destacado pelas seis opções de cores da carroceria: Azul Metálico, Cinza Catar, Vermelho Vermont, Marrom Roma, Preto Toronto e Branco Bariloche. As rodas de liga leve de 19”, com pneus 235/50, possuem desenho dinâmico, com fundo escuro e face diamantada.
Com 4.630 mm de comprimento, 1.936 mm de largura (2.177 mm com os espelhos), 1.706 mm de altura e 2.726 mm de entre-eixos, ele é o maior SUV da categoria. Internamente, é líder em espaço para os ocupantes. O porta-malas de 448 litros garante versatilidade no uso diário e viagens e pode ser ampliado para 1.422 litros com o rebatimento do banco traseiro, incluindo acionamento elétrico sem as mãos. O design minimalista da cabine combina diferentes materiais para criar um ambiente de requinte e qualidade.
O novo Territory foi desenvolvido pelos centros globais de produto da Ford com a participação da engenharia da América do Sul. O time de engenharia do Brasil ajudou a refinar todos os aspectos do veículo, testando e validando o seu desempenho em diferentes regiões e condições de temperatura, altitude e pavimentos.
O novo motor 1.5 EcoBoost a gasolina, com turbo, injeção direta e comando variável, gera uma potência de 169 cv (@ 5.500 rpm), torque de 250 Nm (@1.500-3.500 rpm) e recebeu uma calibração exclusiva para o estilo de condução e combustível do Brasil. Ele funciona acoplado a uma nova transmissão automática de sete velocidades, com dupla embreagem banhada a óleo, que tem trocas suaves e contribui para otimizar as respostas de aceleração e o consumo.
Com tração dianteira, o Novo Territory acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, faz a retomada de 80-120 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada em 180 km/h. É equipado com sistema start-stop e roda 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, números que garantem boa autonomia com o tanque de combustível de 60 litros.
A suspensão dianteira é independente, do tipo MacPherson, e tem amortecedores com batentes hidráulicos. A suspensão traseira é independente multilink. Esse conjunto também foi refinado para as condições brasileiras, melhorando a absorção das imperfeições em diferentes tipos de piso para oferecer um rodar confortável e estável. Entre outros atributos, ele é o veículo do segmento com a maior capacidade imersão, de 670 mm.
O Territory traz também o que há de mais avançado em tecnologias de segurança ativa e passiva. Ele tem carroceria de estrutura reforçada com aços de alta resistência, freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente de descida e monitoramento de pressão dos pneus, além das tecnologias de assistência já mencionadas.
Direção elétrica com controles no volante, seletor de marcha rotativo, freio de mão eletrônico com auto-hold e teclas de comando de áudio e chamadas no console são outros recursos presentes no SUV. Ele oferece ainda a opção de blindagem, que pode ser feita pela Leandrini, empresa parceira certificada pela Ford.
Deixe um comentário