Na busca pelo carro ideal, muitos modelos podem chamar a atenção do consumidor. Seja o estilo, conforto, potência ou preço, é possível compará-lo a versões similares de uma montadora concorrente. Para ajudar em uma decisão mais consciente e assertiva, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, levantou as versões de dois modelos de hatchbacks que menos desvalorizam: o Fiat Uno e o Volkswagen Up!.
O ranking começa com destaque de baixa desvalorização de versões do Fiat Uno nas quatro primeiras posições. A primeira, Sporting 1.3 8V mecânico, conta com a menor índice de queda de valor, com apenas 0,13%. Apesar da má fama do câmbio GSR no mercado, o Sporting 1.3 8V GSR perde 3,10% em valor. O mesmo ocorre com o terceiro posicionado, o Way 1.3 GSR, com índice de 4,36%. Encerrando a sequência, o Way 1.3 versão mecânico apresenta taxa de 6,13%, ficando atrás do similar com câmbio automatizado.
Já a Volkswagen marca sua presença a partir do quinto lugar, com a versão Up! Take 1.0 12V mecânico, trazendo a porcentagem de desvalorização de 7,63%. Mas, em sexta posição, a Fiat volta com o UnoWay 1.0 6V mecânico, com 8,26%.
A montadora alemã domina do 7º ao 11º lugar. O High Up! 1.0 TSI 12V mecânico desvaloriza 8,30%. Ainda na mesma faixa, o Move Up! 1.0 TSI 12V mecânico conta com queda de 8,52%. Sua outra versão – Move Up! 1.0 12V mecânico – mostra 9,85% na análise.
O Volkswagen Up! Cross Up! 1.0 TSI 12V mecânico perde cerca de 10,25% em valor para revenda, seguido do índice de 11,51% do Move Up! 1.0 12V IMOTION com embreagem automatiza. Nota-se que a taxa relativamente alta é ainda superior a soma das versões do Fiat Uno com câmbio GSR.
Embora o Uno apresente as versões com números mais baixos em desvalorização, é o modelo que justamente apresenta a maior taxa de queda com o Drive 1.0 6V mecânico com 12,45%. Esta diferença resulta em uma diferença de 12,32% entre a menor e maior porcentagem de valor, tornando-o um carro mais diverso que o concorrente.
- A análise, que apresenta a média ponderada de desvalorização por modelo, revela uma taxa maior de queda de valor do Fiat Uno, comparado ao Volkswagen Up!. Embora o segundo apresente versões com números mais altos, os resultados próximos influenciam menos no cálculo. Sendo assim, o modelo da italiana conta com 9,9% de média de desvalorização e o da alemã 9,0%.
Deixe um comentário