Automobilismo

Fittipaldi vence confuso GP da Inglaterra em 1975; sua última vitória na Fórmula 1

Escrito por Roberto Nunes

Durval Pereira
Essa é para quem é fã de automobilismo raiz. Assisti essa corrida na minha adolescência, aos 13 anos. Realizada no circuito de Silverstone, o GP da Inglaterra em 1975 foi uma prova emocionante mas confusa no final.
O brasileiro José Carlos Pace largou na pole, ao lado dele o talentosíssimo e rápido Tom Pryce, que teria uma morte terrível em Kyalami na África do Sul, 1977. É muito bom relembrar nomes como Mark Donahue (outra norte terrível nas pistas) Jean Pierre Jarrier, Niki Lauda, James Hunt para o qual Lorde Hesketh criou a equipe Hesketh. Acreditava enormemente no talento do inglês James Hunt, que viria a se sagrar campeão mundial em 1976 com o carro que seria de Emerson Fittipaldi se esse não fosse para a Copersucar no ano seguinte. Foi feito um filme (Rush) em 2013 sobre isso mostrando inclusive a rivalidade entre o inglês James Hunt e o austríaco Niki Lauda, a maior rivalidade da década de 70 como citei no post anterior.
Como assisti a corrida via TV dá para explicar a confusão que aconteceu pois até foi anunciado um outro vencedor. No final da corrida começou a chover e Emerson Fittipaldi aguentou ao máximo e foi para os boxes trocar pneus, quando se deu um verdadeiro cemitério de carros pois estes derrapavam e batiam no mesmo loca. Pegos de surpresa com o aumento da intensidade da chuva, tudo em uma volta (é engraçado ver os fiscais desesperados e o carro de Wilsinho Fittipaldi, um Copersucar, vir quase que em câmera lenta bater nos outros carros)

Então a direção da prova deu corrida interrompida e depois encerrou a prova. Pelo regulamento valia o posicionamento da volta anterior e nessa o Emerson Fittipaldi era o líder ganhando assim a prova.
Durval Pereira é comentarista automobilístico

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário