Automotivo

Interlagos faz 80 anos e imortaliza Senna em paredão

Escrito por Roberto Nunes

O Autódromo José Carlos Pace, conhecido como Interlagos, em São Paulo, completou esta semana 80 anos das atividades do automobilismo brasileiro. Principal palco de corridas de automóveis no País, Interlagos tem histórias emocionantes como a vitória do piloto Ayrton Senna no GP do Brasil na Fórmula 1 em 1991. São personagens como Senna que valorizam ainda mais o circuito da capital paulista. Uma dessas cenas ficou eternizada pelo mestre das pinturas de rua, o paulista Eduardo Kobra, que pintou o gesto do vencedor Senna em Interlagos.

: Pascal Rondeau/ALLSPORT

A famosa imagem de Senna erguendo o troféu da vitória no GP Brasil de 1991 foi customizada no imenso painel temático na parede lateral da torre de controle. Na ocasião o piloto brasileiro corria pela McLaren e, por problemas no câmbio, venceu a prova somente com a sexta marcha ainda funcionando. Isso lhe causou fadiga muscular após a corrida e ele fez um enorme esforço para levantar o troféu no pódio.

Inaugurado em 12 de maio de 1940, o circuito de Interlagos recebeu duas provas na estreia: uma de motos, em um trajeto de 96 quilômetros (12 voltas) e, outra de carros – o Grande Prêmio São Paulo – com  200 quilômetros (25 voltas).
O vencedor da prova em duas rodas foi Hans Ravache e, entre os carros, Arthur Nascimento Junior, com o lendário Chico Landi largando na pole position. Um público de 15 mil espectadores assistiu às corridas.
Já a Fórmula 1 realiza sua primeira prova oficial em Interlagos em 11 de fevereiro de 1973, vencida pelo piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. No ano seguinte, ele repete o feito, vencendo novamente. E a história de Interlagos prossegue com vitórias brasileiras – José Carlos Pace (1975), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2007) – na Fórmula 1.
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário