Mercado

Mercedes-Benz lança o chassi de ônibus OF 1621 para segmento de transporte de fretamento

Escrito por Roberto Nunes

A Mercedes-Benz apresentou o inédito chassi de ônibus OF 1621, desenvolvido especialmente para o fretamento contínuo de transporte de funcionários para empresas e indústrias. Esse novo modelo do portfólio da marca, com PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cv, pode receber carroceria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros mais DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e conforto de acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
A novidade será fabricada na recém- inaugurada linha de produção com conceito de indústria 4.0, que fica na planta da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O novo ônibus surge a partir da necessidade do mercado e é o primeiro ônibus destinado diretamente para o setor de fretamento rodoviário. “Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. Com esse lançamento, o nosso grande diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixo de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos como o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Dessa maneira, o OF 1621 diminui os retrabalhos e já sai da fábrica pronto para receber a carroceria de forma rápida e fácil e, consequentemente, com menor custo de aquisição e o melhor custo/benefício do mercado para fretamento.

O OF 1621 se caracteriza por balanços dianteiro e traseiro curtos. Na parte dianteira, isso resulta em maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo, dentro dos bairros da cidade. Na traseira, o balanço curto possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.
O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez, desempenho excelente e baixo consumo de combustível. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, solução ideal para fretamento.
A esse propulsor junta-se o câmbio G-85 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade.
O volume de vendas do segmento de ônibus deve chegar a 13,7 mil unidades até o fim de 2020. Atualmente a Mercedes-Benz tem 75% de participação no segmento urbano, um dos principais do Brasil.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário