Motocicletas

Nova R 1300 GS comemora o centenário da BMW Motorrad

Escrito por Roberto Nunes

O segmento de motos é bem ampla e diversificada. A BMW tem um capítulo especial no mundo das duas rodas. E a BMW R 1300 GS também. A nova BMW R 1300 GS mostra o seu lado exclusivo e tecnicamente sofisticado na versão de modelo 719 Tramuntana, que combina rodas de raios cruzados em dourado com uma pintura de alta qualidade em Verde Aurelius metalizado, além de sofisticadas peças em alumínio fresado.

 “Com a nova BMW R 1300 GS, vamos mais uma vez surpreender a concorrência. Isso se define por uma propagação ainda mais ampla da gama de produto, enquanto reduzimos a complexidade e o peso da motocicleta, combinado com o foco em equipamento, permitindo que a essência do motor boxer apareça de forma ainda mais surpreendente. Com um novo motor, capacidade de manobra acima da média e impressionante qualidade de pilotagem, a BMW R 1300 GS vai estabelecer um novo ritmo, tanto dentro quanto fora da estrada”, afirma Thilo Fuchs, Head de Modelos com Motores Boxer de Refrigeração Líquida.

 

A nova BMW R 1300 GS é a “GS de próximo nível”, com novo motor boxer e nova suspensão, além de peso significativamente reduzido e maior capacidade GS em todos os aspectos.

A BMW Motorrad estabeleceu um novo segmento de Enduro Touring há mais de quatro décadas, com a R 80 G/S. Os modelos BMW GS com motor boxer têm ocupado a liderança indiscutível no campo competitivo desde então. Para garantir que isto continue a acontecer no futuro, a BMW Motorrad optou por um design quase completamente novo para a nova R 1300 GS, com uma impressionante redução de peso de 12 kg em comparação ao modelo anterior.

 

A peça central é mais uma vez o lendário motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto do que nunca, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando. Com exatamente 1.300 cc, produz uma potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Isso o torna, de longe, o motor boxer BMW mais potente já produzido em série.

No centro do novo chassi está a estrutura principal em chapa de aço, que, além de ser significativamente otimizada em termos de espaço de instalação, também oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo antecessor. Para o quadro traseiro, a estrutura tubular de aço anterior foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A nova suspensão na roda dianteira EVO Telelever com elemento flexível e a nova suspensão na roda traseira EVO Paralever revisada também proporcionam maior precisão e estabilidade de pilotagem.

 

O novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica (DAS – Dynamic Suspension Adjustment ), como equipamento opcional de fábrica, com adaptação dinâmica de amortecimento e taxa de retorno, assim como compensação de carga.

A suspensão eletrônica anterior Dynamic ESA Next Generation proporcionou um alto nível de segurança de pilotagem e diversão para uma ampla variedade de terrenos com seu ajuste dinâmico de amortecimento, assim como ajuste de carga da parte traseira. Já o novo sistema Dynamic Suspension Adjustment (DSA) dá um passo além, combinando o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga. Isso se converte em uma experiência de pilotagem ainda mais emocionante em todas as superfícies, seja sozinho, acompanhado ou com bagagem volumosa. O sistema DSA garante um nível ainda mais elevado de segurança, desempenho e conforto na pilotagem.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário