Serviços

Sertões chega a Araripina com novos vencedores

Escrito por Roberto Nunes

Em dia de travessia de três estados – Paraíba, Ceará e Pernambuco – na segunda etapa da prova vitória ficou com Adrien Metge (Motos); Sylvio de Barros/Rafael Capoani (Carros); Cristiano Batista/Robledo Nicoletti (UTVs) e Manuel Andujar (Quads).
Três estados atravessados; a passagem por regiões como a Chapada do Araripe e por Juazeiro do Norte, local de devoção ao Padre Cícero, homenageado com o nome da etapa. Assim foi o segundo dia do Sertões 2021, com 511 quilômetros, dos quais 249 cronometrados, entre Patos (PB) e Araripina (PE) – entre elas, a caravana andou também por território cearense.
 
Pelo caminho, piso bom de cascalho, mais uma vez por estradas sinuosas com poucas retas, e um trecho mais travado no fim. Mostra da competitividade do maior rally das Américas, nenhum dos vencedores da véspera se repetiu. Desta vez, os mais rápidos foram Sylvio de Barros/Rafael Capoani (Carros); Adrien Metge (Motos); Cristiano Batista/Robledo Nicoletti (UTVs) e Manuel Andujar (Quads). Nesta segunda-feira, mais um estado entra na rota desta edição: o Piaui. São Raimundo Nonato é o destino na terceira etapa.
 
Nas Motos, Metge mostrou que, apesar da penalização de 16 minutos recebida na véspera, está bem vivo na busca por sua primeira vitória no Sertões. Não só venceu, mesmo enfrentando a poeira dos pilotos que largaram à sua frente, como descontou uma parte da diferença que o separa do líder na geral Gregório Caselani (Honda). Jean Azevedo (Honda) voltou a mostrar seu ritmo constante para ser o segundo do dia. Nos Quads, nem mesmo um susto nos últimos quilômetros da especial tirou a vitória da etapa do argentino Andujar, atual campeão do Dakar.
 
Mais rápido no prólogo dos UTVs, Cristiano Batista encontrou um tipo de especial à sua feição, num dia em que o primeiro e o segundo colocados na véspera (Reinaldo Varela e Deninho Casarini) sofreram com furos de pneu. Varela conseguiu, no entanto, manter a ponta na classificação acumulada. Destaque para a quarta posição de Pedro Queirolo, mais acostumado aos autódromos.
 
Nos Carros, Sylvio de Barros, mais um que também acelera no asfalto, confirmou a rápida adaptação à picape Toyota Hilux V8 IMA da X Rally. Em seu segundo dia ao volante do modelo, superou o companheiro de equipe e atual campeão Marcos Baumgart, que manteve a ponta na geral, seguido por seu irmão Cristian.
 
Nesta segunda-feira a caravana do Sertões ruma de Araripina para São Raimundo Nonato, no Piauí. Serão 415km, dos quais 220 cronometrados, numa especial que é considerada uma das mais completas da edição 2021. Trechos sinuosos, erosões, pedras e rios secos estão no cardápio.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário