Motocicletas

Setor de motocicletas é o foco da Cofap e Magneti Marelli

Escrito por Roberto Nunes

O mercado de motocicletas vem se expandindo continuamente no Brasil e, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas 1,15 milhão de motocicletas no ano passado, volume 26,4% maior do que o registrado em 2020. Para atender a esse crescimento, as marcas Cofap e Magneti Marelli apostam em um amplo portfólio de produtos. Afinal, a manutenção preventiva aliada à prática da direção defensiva e o respeito às leis de trânsito são fundamentais para garantir a segurança e a integridade de motofretistas e motociclistas.

A linha de amortecedores Cofap atende 96% da frota nacional e oferece produtos desenvolvidos para modelos de baixa, média e alta cilindradas. Com mais de 50 códigos, a gama de amortecedores Cofap é três vezes maior que a dos concorrentes e conta com o diferencial importante: são desenvolvidos e produzidos seguindo as especificações técnicas dos produtos genuínos no sentido de proporcionar a mesma qualidade, durabilidade e confiabilidade do produto original, garantindo a segurança dos usuários.

Além dos amortecedores, responsáveis por garantir que os pneus sempre estejam em contato com o solo e, por isso, essenciais para a dirigibilidade das motos, a Cofap conta com extensa linha de componentes para o segmento duas rodas: tubo interno, kit transmissão e pastilhas e patins de freio.

Os tubos internos fazem parte da suspensão dianteira e estão posicionados entre a roda e o guidão, desempenhando papel fundamental no sistema de suspensão, junto com os amortecedores, devem ser avaliados nas revisões mecânicas. Caso apresente desgaste do cromo, riscos ou empenamento, o item deve ser substituído o mais rápido possível.

Igualmente importantes são os kits de transmissão. Composto por coroa, pinhão e corrente, ele transfere o torque da caixa de câmbio para a roda motriz. Também conhecido como relação final, é um dos sistemas que mais exige cuidados. Após a lavagem ou mesmo da estação de chuvas, por exemplo, é importante lubrificar a corrente, utilizando produtos de qualidade desenvolvidos para essa finalidade. Além disso, também é preciso ficar atento à regulagem da corrente, mantendo a folga indicada pelo fabricante da moto.

Os principais sinais que indicam que pode haver desgaste do kit de transmissão são ruídos excessivos, corrente muito frouxa ou escapando e desgaste dos dentes da coroa ou do pinhão. O catálogo da Cofap possui mais de 25 códigos e cobertura de frota similar à de amortecedores. Os produtos também são desenvolvidos de acordo com os projetos dos produtos originais, tanto na composição, em aço 1045, como nas tolerâncias do tratamento térmico dos dentes de coroa e pinhão, além do alto nível de qualidade da corrente, o que garante durabilidade muito maior ao conjunto em comparação a outros produtos encontrados no mercado, sendo equivalente ao kit original por um valor bem mais acessível.

Já as pastilhas e os patins de freio Cofap, lançados recentemente,  atendem aos modelos das montadoras BMW, Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e garantem cerca de 80% de cobertura de frota. As duas linhas contarão com lançamentos constantes, acompanhando todas as movimentações da indústria brasileira de veículos duas rodas.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário