A Toyota do Brasil celebra o quinto aniversário de sua planta em Porto Feliz (SP), única fábrica da marca na América Latina e Caribe a produzir motores. Vital no plano de crescimento sustentável na região, atualmente supre as linhas de montagem em Sorocaba (SP), onde são fabricados os modelos Etios (somente exportação), Yaris e Corolla Cross, e em Indaiatuba (SP), linha do Corolla sedã.
Nesta meia década de operações, a unidade foi responsável por desenvolver 20 atividades ambientais, as quais incluíram a redução de 56% de resíduos, 32% na emissão de CO2 e 42% na utilização de água no processo de produção. Essas iniciativas renderam reconhecimento internacional da Toyota Motor Corporation, que apontou Porto Feliz como a planta mais limpa do Grupo, contribuindo com a estratégia global de neutralizar o carbono até 2035.
Com capacidade produtiva de cerca de 170 mil motores por ano, a unidade segue o mesmo conceito de ecofactory utilizado na fábrica de Sorocaba (SP). O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.
“Porto Feliz é um exemplo de como estamos comprometidos com o processo de neutralidade de carbono, mesmo expandindo nossas atividades produtivas”, diz o gerente-geral da planta, Gilberto Paulino.
Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a unidade produtiva já passou por expansão e modernização, com aporte de R$ 600 milhões, para a produção do mais recente lançamento da Toyota, o motor 2.0L Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA, que equipam o novo Corolla Cross e o Corolla. Em sua curta história, a unidade se torna um marco na operação latino-americana da Toyota, reunindo atributos das plantas mais modernas, produtivas e sustentáveis da companhia em todo o mundo.
Deixe um comentário