Automotivo Testes

Toyota posiciona bem o Corolla Cross entre os SUV’s

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

O boom dos SUV’s eletrificados (elétricos e híbridos) é uma realidade no Brasil. De cada 10 veículos vendidos no mercado brasileiro, quatro são do segmento de SUV’s. Em 2023, o Jeep Compass está na liderança entre os SUV’s médios, seguido do Honda HR-V, Fiat Fastback e do Toyota Corolla Cross. Usando a base mecânica e o sucesso do sedã-médio Corolla, o Toyota Corolla Cross se posiciona bem no segmento mais concorrido do mercado nacional.

O surgimento dos modelos eletrificados Made in China ainda não incomoda o segmento de SUV’s das marcas mais tradicionais. A Toyota, por exemplo, chegou na frente com o Corolla e RAV4, ambos com versão híbrida flex. O SUV Corolla Cross se beneficia da valorização da marca japonesa no mercado nacional e é ofertado com a opção das motorizações híbrida flex e flex (gasolina e etanol).

AUTOS E MOTOS testou durante sete dias a configuração Corolla Cross XRE, modelo com o motor 2.0 flex, que bebe etanol e gasolina. Hoje, a Toyota oferece seu SUV em cinco versões: XR, XRE, GR-Sport, XRV Hybrid e XRX Hybrid. O mais em conta sai na faixa dos R$ 160 mil. Lançado em plena pandemia do Coronavirus no Brasil, o Corolla Cross já conquistou seu espaço na garagem do brasileiro.

 

Quem ainda não deseja um veículo com a nova tecnologia híbrida, fica com a versão mais tradicional movida a gasolina e etanol. A lógica é mais ou menos assim, e a japonesa Toyota segue à risca. Tem tecnologia avançada e soluções de mobilidade mas aposta também no mais tradicional no Brasil. O Corolla Cross XRE tem visual sisudo, frente com uma bela grade e faróis mais afilados. Todas as versões já vêm com itens de segurança ativa e passiva. Seu interior tem acabamento simplório e seu multimídia precisa urgentemente de atualização, ao ser comparado com o dispositivo do BYD Song Plus, por exemplo.

O Corolla Cross é produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) e é vendido no mercado de 22 países das Américas e Caribe, entre os quais a Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Honduras, Nicarágua e Panamá.  O SUV da Toyota possui ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), além de direção eletroassistida progressiva para garantir as respostas do motor 2.0 flex, com sistema Dual VVT-iE 16V DOHC, de 177 cavalos e 21,4 kgfm de torque.

O Corolla Cross surpreende pela segurança e por ser um veículo com uma pegada acertada para a família. Espaçoso, o SUV da Toyota transporta motorista e mais quatro passageiros confortavelmente, além de bagagens médias e grandes para uma viagem tranquila. Seu espaço no compartimento de carga é amplo com capacidade de 440 litros.

Se há um item que a Toyota valoriza é o da segurança. A marca japonesa oferece em seus veículos a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla uma gama de recursos como:

  1. Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): o sistema usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela. No Corolla Cross, o sistema detecta, ainda, pedestres e ciclistas.
  2.  Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta.
  3. Faróis altos automáticos (AHB): trata-se de um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
  4. Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

A Toyota oferece ainda um pacote de opções de cores: Branco Polar, Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito, Prata Lua Nova, Branco Lunar. A versão GR-Sport é oferecida nas cores Preto Infinito, Branco Lunar Dual Tone e Vermelho Granada Dual Tone. O Corolla Cross tem garantia de 5 anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas e 100 mil km.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário