Automotivo

Uso das bicicletas aumenta em todo o Brasil

Escrito por Roberto Nunes

É crescente o uso da bike em todo o Brasil. E são dezenas de grupos e até serviço de aluguel de bicicletas que aumentam cada vez mais a prática do pedal em dias de trabalho e, principalmente, nos fins de semana. A micromobilidade, que envolve o uso dos pequenos transportes como bicicletas e patinetes no cotidiano, volta ao centro da discussão na Semana da Mobilidade.

O Brasil tem visto uma mudança relacionada à mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros. Só em 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, houve um aumento de 27,3% na venda das e-bikes, a chamada bicicleta elétrica. Ao todo, foram vendidas mais de 40 mil unidades em todo o território.

Diversos fatores teriam contribuído para esse aumento que vem desde o boom da pandemia, quando a OMS indicou o uso da bicicleta, além de outros veículos de micromobilidade, para circulação nas grandes capitais, evitando assim o uso de carros e transportes coletivos, como ônibus e trens, para evitar a disseminação da COVID-19. Passados dois anos, os números continuam aquecidos no setor.

Independentemente dos fatores, o aumento tem trazido uma reflexão de empresas do setor e especialistas. Para Marcos Fortuna, CEO da Two Dogs, marca nacional de produtos de micromobilidade, o olhar do brasileiro está mudando. “As pessoas estão entendendo e vendo na micromobilidade uma alternativa importante e cada vez mais necessária. Não só o meio ambiente ganha com o transporte sustentável, as pessoas também. É mais econômico, traz benefícios, inclusive para a saúde”, explica ele.

Fortuna lembra que já notava essa mudança, mas que a pandemia acelerou esse processo. “A Two Dogs, por exemplo, vem buscando oferecer um mesmo produto para finalidades diferentes há alguns anos. Há quem compre uma bike para esporte e lazer, mas há quem busque um bom produto para o uso no cotidiano”. Para ele, a Semana da Mobilidade, incluindo o Dia Mundial sem Carro, é o melhor momento para debater o futuro da mobilidade e como podemos investir e incentivar ainda mais o transporte sustentável.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário