Automotivo

Vai viajar de carro no Carnaval? Antes, faça a revisão do veículo

Escrito por Roberto Nunes
Com a chegada do Carnaval, milhões de brasileiros se preparam para pegar a estrada e cair na folia, ou apenas descansar, durante uma viagem. Para garantir que os passeios serão seguros e minimizar os imprevistos, a consultora convidada da ValeCard – a campeã de automobilismo Helena Deyama – separou dicas práticas de direção preventiva para os motoristas que estarão atrás do volante neste feriado.
Diferente da direção defensiva – que são ações indicadas para minimizar os impactos de uma situação perigosa, a direção preventiva segue orientações para impedir que acidentes aconteçam na pista. “A direção preventiva é muito mais eficiente porque evita que o motorista se envolva em uma situação de risco e possa se antecipar aos perigos”, explica Helena.
Confira algumas indicações que a especialista reuniu para quem viajará pelas rodovias nas próximas semanas:
1- Faça a revisão do seu carro com antecedência
É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação. “É muito importante que todo mundo tenha o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento do veículo”, afirma Helena.
2- Alimente-se bem e esteja descansado
Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija.  Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse.
3- Use o cinto de segurança
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.
4- Respeite os limites de velocidade
Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.
5- Mantenha distância e seja cauteloso
Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter três segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário