Serviços

Verstappen vence GP de Austin diante de 400 mil pessoas

Escrito por Roberto Nunes

Por Durval Pereira
 
Em uma corrida bastante disputada o piloto da Red Bull, Max Verstappen venceu o GP dos Estados Unidos superando seu arqui rival na disputa pelo tiítulo o inglês Lewis Hamilton. Sérgio Perez chegou em terceiro completando o pódio.O destaque da prova sem dúvidas foi a arquibancada, mais de 400 mil pessoas vibraram com a prova que definitivamente conquistou o exigente público norte americano.
Largando na pole, Max viu a. Mercedes do Hamilton o superar e a partir daí as chances de vitória passaram a ser através das táticas nas trocas de pneus pois mesmo tendo um carro mais “no chão” como pode se dizer a Mercedes acabava sendo mais rápida em reta anulando a vantagem obtida nas curvas pela Red Bull. Junte-se a isso que a pista em Austin embora tenha generosas retas, as ultrapassagens ficam prejudicadas justamente na aproximação pois o carro que vem atrás perde aderência e não fica tão “no chão”. Sendo assim Verstappen antecipou sua primeira troca e deu certo voltando a frente do Lewis.O inglês atrasou um pouco a troca para ter vantagem no final. Enquanto isso belas batalhas podiam ser vistas nos pelotões intermediários. Fernando Alonso travou belas disputas.

Com o Kimmi Haikkonnen e Antonio Giovinazzi, mas acabou abandonando a prova devido a problemas na sua Alpine. Daniel Ricciardo também teve embates interessantes com os pilotos da Ferrari, o piloto australiano levou sua McLaren a um excelente quinto lugar. Lá na frente a corrida se definia, Verstappen fez sua segunda troca, Hamilton segurou um pouco a sua chegando a suscitar dúvidas se pararia, depois, se viria com pneus mais macios, mas optou pelo básico e seguro vindo com pneus duros,E então a emoção voltou. Vale aqui um adendo: os fãs mais antigos da F1 estão acostumados a relacionar emoção com batalhas na pista, tentativas de ultrapassagens, freadas, hoje em dia emoção está mais relacionado ao que possa acontecer após a troca de pneus Hamilton voltou com 9 segundos de prejuízo em relação a Max, veio garimpando, garimpando décimos, centésimos, milésimos de segundos, mas ao se aproximar então as características do circuito cobraram seu preço, a turbulência criada pelo carro da frente não deixava dessa vez a Mercedes tão “no chão” e a apenas 2 segundos do oponente Hamilton não conseguiu se aproximar mais para tentar a ultrapassagem Faltando duas voltas só pôde manter a pressão tentando induzir Max ao erro, o que não aconteceu.
Com a vitória Verstappen tem 287,5 pontos no campeonato seguido por Lewis com 275,5 pontos. O campeonato de construtores também está muito interessante, a Mercedes tem 460,5 pontos, a Red Bull 437,5, McLaren 254 e Ferrari 250,5 e a coisa vai se afunilando pois faltam 5 provas para o final da temporada e a próxima prova será no dia 7 de novembro no México e na semana seguinte o GP do Brasil.
Como eu sempre digo: É esperar, para ver.
 
Durval Pereira é comentarista automobilístico

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário