Automotivo Serviços

Volkswagen apresenta nova linha de extrapesados; Meteor chega para brigar com os "brutamontes"

Escrito por Roberto Nunes

A briga na categoria de extra-pesados ganhou um novo “lutador” no Brasil. Os brutamontes são os reis da estrada e chegam agora com uma nova opção da Volkswagen no país. Os novos caminhões Meteor 29.520 6×4, Meteor 28.460 6×2 e Constellation 33.460 6×4 são todos equipados com motor de 13 litros. São os caminhões mais potentes da marca VW e possuem potência na faixa de 460 cavalos e 520 cavalos. Os veículos habilitam agora a fabricante em novas categorias, com soluções para atender à completa gama de caminhões de 3,5 toneladas a 125 toneladas.
Assim, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mostram novamente sua força para conquistar ainda mais espaço no segmento de caminhões extrapesados.  A empresa investiu R$ 1 bilhão no desenvolvimento dos modelos e garantiu inovações na fábrica com tecnologia 4.0. Os modelos estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil.

 
A nova linha de extrapesados celebra ainda outro feito: os caminhões tiveram a maior campanha de aquisição de dados da VW Caminhões e Ônibus. Mais de 20 protótipos foram utilizados para suportar o desenvolvimento dos novos extrapesados VW no Brasil. Isso se traduz em um produto de alta eficiência, produtividade e robustez, com baixo custo de operação, segurança e conforto.
Dessa forma, os lançamentos chegam à família de caminhões Volkswagen totalmente conectados e voltados à alta produtividade: estreiam na era 4.0 de atendimento da fabricante, contando com uma ampla oferta de tecnologias para maximizar a eficiência operacional por meio da inteligência embarcada, conectividade e de soluções digitais, com três anos de serviços grátis.

O cavalo mecânico 6×2 é para uso no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. O Meteor opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Muito versátil, pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

A nova geração do consagrado motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), chega com opção de 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque. É equipado com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades. Como os demais estreantes, tem chassi projetado por engenheiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus a partir de todo o know-how acumulado, com rigoroso desenvolvimento para deixar os veículos mais leves, culminando na máxima capacidade de carga útil. O cavalo mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.

Já a consagrada família Constellation celebra quinze anos de sucesso e tem a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros. Tem ainda cabine ampla e para o segmento off-road e também para aplicações on highway, em uso misto. Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente, o modelo foi testado e aprovado em condições reais por mais de dois anos e traz a melhor solução para uma aplicação tipicamente brasileira, sob medida para o agronegócio. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário