Automotivo

Volkswagen apresenta Polo 2023 com leves melhorias

Escrito por Roberto Nunes

O hatch Polo tem histórias por onde passa. Por aqui já são 20 anos rodando pelas ruas brasileiras. Mas o Polo ganhou melhorias e atualizações em 2017 e, agora, sua versão 2023 está mais vistosa e cheia de equipamentos. São quatro versões, sendo três configurações equipadas com o motor 1.0 TSI com 116 cavalos de potência e 18 kgfm de torque. Sua versão de entrada Track e a esportiva GTS chegam em breve no país.

Hoje, o Polo 2023 surge com preços entre R$ 82.990 e R$ 109.990. Sua mudança em 2017 fez bem ao hatch. O design atual reforça o ‘Family Look’ da marca, com projeto externo feito em parceria com a matriz da Volkswagen, na Alemanha, e Color & Trim regional. O hatch tem linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos. A começar pela parte frontal, o Novo Polo tem para-choques novos, conjunto completamente ótico e isolados no Golf europeu, elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.

O hatch compacto da Volkswagen é o modelo de segmento de serviço mais exclusivo de LED desde versões como modelos. O conjunto baixo de direção de LED do Novo Polo é composto por farol alto, e sinalização diurna, totalmente luz de posição e luz em LED. O principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lúmens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% em relação a um farol convencional -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação. Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptíveis, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T‑Cross e Taos.

Seu interior ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta antecipados foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São inéditos nos bancos esportivos, inteiriços e inspirados na linha GTS, que entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo. Sem falar na entrega de muito espaço interno: o Novo Polo tem a maior largura e entre-eixos quando comparado aos seus principais concorrentes.

A oferta de núcleos tem o Vermelho Sunset, que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é da também no T‑Cross. Além do lançamento estão disponíveis como contínuas Branco Cristal e Preto Ninja e como metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.

O Novo Polo tem em DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e com alguns equipamentos específicos. A começar pelo painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas. Nenhum outro veículo da categoria vem com esse nível de tecnologia no painel. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen.

Ainda do lado de dentro, uma das novidades do modelo é o carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. Como saída USB, do tipo C, transporte aos passageiros que viajam no banco. O volante é outro item inédito, com o novo emblemático Volkswagen ao centro. Multifuncional, ele traz aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e profundidade.

O Novo Polo possui uma ampla oferta de itens. É equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, como as bolsas laterais protegem a cabeça dos tórax e ocupam o movimento durante um impacto, elevando significativamente a segurança. Além disso, o pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), ontrole de Controle de Frenagem, Hill Hold Control, Sistema de Frenagem de Colisão, Sistema Automático é Pósfixo, e agora inéditos iluminação de LED.

O Polo vem com a opção do câmbio automático oferecido em duas opções de motorização, MPI e TSI. A versão de entrada do compacto traz o já consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplamento ao câmbio manual de cinco marchas. Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades –pele traz a primeira vez do motor TSI com transmissão manual. O conjunto eleva ainda mais a versatilidade e a dirigibilidade do hatch.

Nas versões Comfortline e Highline, o Propulsor TSI é Acompanhado do câmbio automático de seis marchas. Trata-se do melhor motor turbo em termos de consumo entre seus principais concorrentes.

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário