Governo baiano apresenta projeto de trem do VLT do subúrbio ferroviário de Salvador

O primeiro trem do VLT de Salvador foi apresentado, nesta quinta-feira (08), durante uma live, direto da China, entre a BYD, fabricante chinesa do equipamento, a SkyRail, vencedora da licitação para gerir o VLT, e o Governo da Bahia.

Serão ao todo 28 trens totalmente fabricados no país asiático e que farão parte do sistema do VLT que irá do subúrbio de Salvador até a ilha de São João, em Simões Filho, totalizando 25 paradas em 23 km de extensão. A previsão de chegada dos primeiros trens do VLT em Salvador está prevista para final de dezembro deste ano até janeiro de 2022.

Segundo o governador Rui Costa, o VLT chega para substituir o transporte já antigo, realizado por trens com mais de 50 anos no subúrbio de Salvador e trazer novas oportunidades ambiental e de trabalho “O meio ambiente ganha muito com um veículo sustentável e moderno. Ganha a saúde, já que não terá queima de combustível e ganham as cidades, Salvador e Simões Filho, com esse novo vetor de desenvolvimento econômico e social, gerando renda e emprego para a população”, afirmou Rui.

O governador da Bahia ressaltou também que, durante sua gestão, pretende trocar toda a frota de ônibus à combustão, inicialmente em Salvador, para veículos elétricos, dotados de maior tecnologia, sustentabilidade e conforto.

 

Em outubro do ano passado, uma viagem teste num ônibus 100% elétrico foi realizada, pela primeira vez, na capital baiana. Atualmente, cinco equipamentos, também fornecidos pela SkyRail, já realizam o transporte de moradores do subúrbio até o VLT ser totalmente entregue à população. Serão 172 mil passageiros transportados, por dia, com o VLT em pleno funcionamento, beneficiando cerca de 600 mil pessoas que vivem na região.

Fonte: Metrópole Autos

Veja também...

Veja mais
Carregar mais