A chinesa BYD abriu as portas da fábrica de Camaçari para mostrar as obras e apresentar o primeiro BYD Dolphin Mini 100% brasileiro montado pelos funcionários contratados para o pólo automotivo na Bahia. A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, além de autoridades e dos principais executivos como a CEO da BYD Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
O evento marcou a abertura oficial da primeira fábrica da BYD no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia. Ainda não é a inauguração do parque industrial localizado na nova sede da montadora chinesa, no Polo Petroquímico de Camaçari (Avenida Henry Ford, nº 2000). O sedã King será o terceiro modelo a ser produzido na Bahia juntamente com a dupla Dolphin Mini e Song Pro.
“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e
desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma.
Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa, destacou a produção no modo SKD do BYD Dolphin Mini. Mostrou ainda seu primeiro super híbrido brasileiro: o Song Pro — outro best-seller. A produção dos primeiros três modelos nacionais começa nas próximas semanas: BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS).
A BYD anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada. A Continental tem uma história de sucesso de mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O uso do espaço é tridimensional, aproveitando cada centímetro de maneira eficiente.
Um sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho agradável e confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 metros quadrados.
O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, também segue firme para continuar garantindo geração de emprego e renda para o povo baiano, mantendo os índices favoráveis que a Bahia registra atualmente, com oferta de mão de obra qualificada e mais oportunidades, não somente em Camaçari, mas em toda a região metropolitana”, comemorou o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Deixe um comentário