Hamilton venceu o GP de Mônaco

Por Pedro Marchesini

Monte Carlo é um dos 10 distritos de  Mônaco. Estância luxuosa conhecida pelo seu glamour, Mônaco é o mais tradicional circuito da Formula 1, tendo sua pista, que é montada nas ruas do principado, possuindo 3.337 metros percorridas em 78 voltas.

Monte Carlo é a 6º etapa do mundial e o primeiro Grande Prêmio após a morte de Niki Lauda. Todas as equipes e a diretoria da Formula 1 fizeram muitas homenagens ao ex-piloto e tricampeão da categoria. Lauda foi campeão nos anos 1975,1977 e 1984. Atualmente exercia o cargo de consultor da equipe Mercedes.
Mônaco é uma pista única, com suas ruas estreitas, torna-se quase impossível se realizar uma ultrapassagem, proporcionando assim, ótimas disputas. Isso faz deste GP o mais charmoso da temporada

.
A Mercedes vem fazendo um campeonato de excelência, mostrando toda sua organização, competência e eficiência alemã. Lewis Hamilton fez sua pole de numero 85 com o tempo de 1:10.166. seguido do seu companheiro Bottas e fechando o Top 10 do grid de largada, 3º Verstappen-Red Bull, 4º Vettel-Ferrari, 5º Magnussen-Haas, 6º Ricciardo- Renault, 7º Kvyat-Toro Rosso, 8º Gasly-Red Bull, 9º Sainz-McLaren e 10º Albon-Toro Rosso.

A corrida foi de Lewis Hamilton que venceu de ponta a ponta, fazendo apenas um pit stop na volta de numero 20, onde colocou pneus médios e partiu para a vitória de numero 77. Desenhava-se a sexta dobradinha da Mercedes, mais uma tentativa de ultrapassagem de Leclerc-Ferrari em Hulkenberg-Renault, fez o carro da Ferrari tocar no muro e estourar o pneu traseiro direito. Com isso foi necessário a entrada do carro de segurança, assim, as equipes
aproveitaram para realizar a troca dos pneus.

Na saída do pit, Max Verstappen passou Bottas em uma manobra considerada arriscada, assumindo a segunda posição do finlandês. Bottas teve que retornar ao Box para realizar uma nova troca de pneu. Assim que saiu do Box, teve o pneu traseiro furado, retornou e fez uma nova troca, voltando e assumindo a quarta posição atrás de Vettel-Ferrari. Por ter realizado um manobra considerada arriscada na saída dos Box, Max Verstappen teve uma penalização de 5 segundos no seu tempo total de corrida.

Vettel chegou à segundo posição no GP de Mônaco, isso graças a punição que Max Verstappen recebeu. Com isso, Max que vinha em segundo em uma perseguição frenética a Lewis Hamilton, terminou a corrida em quarto lugar e Bottas em terceiro. O time italiano não foi bem em todo final de semana.
Foi muito complicado os trabalhos, marcados por erros que acabaram por comprometerem a classificação de Charles Leclerc e Vettel, que marcou a
quarta posição no grid de largada. A indecisão ou um erro de cálculo em manter Leclerc no Box nos instantes finais do Q1, fez o monegasco ficar fora da classificação do Q2 e Q3, tirando a chance de uma boa colocação no grid de largada. Assim, Leclerc ficou na posição de numero 16 no grid de largada.

Toda essa confusão no treino de classificação do sábado, fica evidente que o comando da equipe italiana não está entrosado. Esses erros constantes vêm tirando a chance da equipe Ferrari avançar em direção a Mercedes e a Red Bull. Com isso, a Mercedes vai abrindo caminho para outro mundial em seu histórico de sucesso. O jovem talento da Ferrari, não se intimidou com tantos problemas do final de semana, partiu para fazer uma ótima corrida de recuperação.

Fez sem dúvida uma linda e arrojada ultrapassagem na curva Rascasse em cima de Romain Grosjean-Haas. Uma manobra de muito arrojo. Leclerc largou com pneus médios e não macios. Caso tivesse largado com os macios, a corrida de recuperação do piloto da Ferrari seria mais fácil e com certeza o carro estaria mais veloz. Não era o dia do monegasco. Em uma tentativa de ultrapassagem em cima de Hulkenberg-Renault, Leclerc fura o pneu traseiro e vai ao Box para fazer uma troca por pneus novos, desta vez colocando pneus macios. Na volta o piloto da Ferrari assume a P20, nada mais deu certo, até que resolve abandonar o GP.

Max Verstappen sem dúvida salvou o GP de Mônaco em uma perseguição implacável a Lewis Hamilton. Max por diversas vezes tentou ultrapassar o pentacampeão por ter um ritmo mais lento que ele. Lewis estava com problema nos pneus médios e desgastados. Mesmo assim, Max não teve sucesso em suas investidas sobre o carro de numero 44.

O dono da volta rápida no GP de Mônaco foi o francês Pierre Gasly-Red Bull, fez o tempo de 1:14.279 .O próximo GP será no Canada em Montreal, no dia 09 de junho.

Formula 1 GP de Mônaco, Monte Carlo resultado final.
1º L Hamilton Mercedes 78 Voltas
2º S Vettel Ferrari
3º V Bottas Mercedes
4º M Verstappen Red Bull Honda
5º P Gasly Red Bull
6º C Sainz JR McLaren Renault
7º D Kvyat Toro Rosso Honda
8º A Albon Toro Rosso Honda
9º D Ricciardo Renault
10º R Grosjean Haas Ferrari
11º L Norris McLaren Renault
12º S Perez Racing Pont Mercedes
13º N Hulkenberg Renault
14º K Magnussen Haas Ferrari
15º G Russel Williams Mercedes
16º L Stroll Racing Pont Mercedes

17º K Raikkonen Alfa Romeo Ferrari
18º R Kubica Williams Mercedes
19º A Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari
20º C Leclerc Ferrari NC

Mundial de pilotos:
Piloto Equipe Pontos
1º Lewis Hamilton Mercedes 137
2º Valtteri Bottas Mercedes 120
3º Sebastian Vettel Ferrari 82
4º Max Verstappen Red Bull Honda 78
5º Charles Leclerc Ferrari 57
6º Pierre Gasly Red Bull 32
7º Carlos Sainz Jr. McLaren 18
8º Kevin Magnussen Haas 14
9º Sergio Pérez Racing Point 13
10º Kimi Raikkonen Alfa Romeo 13
11º Lando Norris McLaren 12
12º Daniil Kvyat Toro Rosso 9
13º Daniel Ricciardo Renault 8
14º Alexander Albon Torro Rosso 7
15º Nico Hulkenberg Renault 6
16º Lance Stroll Racing Point 4
17º Romain Grosjean Haas 2
18º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 0
19º George Russel Williams 0
20º Robert Kubica Williams 0

Mundial de Construtores:
Equipe Pontos
1º Mercedes 257
2º Ferrari 139
3º Red Bull 110
4º McLaren 30
5º Racing Point 17
6º Haas 16
7º Toro Rosso 16
7º Renault 14
9º Alfa Romeo 13
10º Williams 0

Voltas Rápidas:
1º Etapa GP Austrália – Valtteri Bottas 1:25.580
2º Etapa GP Bahrein _ Charles Leclerc 1:33.411
3º Etapa GP China _ Pierre Gasly 1:34.742
4º Etapa GP Azerbaijão _ Charles Leclerc 1:43.009
5º Etapa GP Barcelona _ Lewis Hamilton 1:18.492
6º Etapa GP Mônaco – Pierre Gasly 1:14.279

Veja também...

Veja mais
Carregar mais