Testes

Tiguan traz o que há de melhor do mundo Volkswagen

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

De cada 10 carros comercializados, quatro são do segmento de SUV’s no mercado brasileiro. E as montadoras têm um leque bem vasto de opções. A alemã Volkswagen está bem na “fita” e emplacou o SUV T-Cross no topo da lista dos mais vendidos no País. De quebra, vende bem também o compacto Nivus.

Líder de vendas no Brasil, a Volkswagen mostra que sabe produzir veículos conectados, equipados e com motor resistente e potente. Exemplo maior é o Tiguan Allspace R-Line 2.0 300 TSi. Sob o capô, a Volks equipa o Tiguan Allspace com o valente motor 2.0 turbo, abastecido com gasolina da família EA888 Gen3, acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades e tração dianteira. A versão única Tiguan Allspace R-Line despeja bem os 186 cavalos a 3.940 rpm e 30,6 kgfm de torque (1.500 giros).

Produzido no México, o Tiguan volta com o que há de melhor do mundo Volkswagen. O visual é bem alemão, mais sisudo e não tão jovial. Segue o padrão global da Volkswagen e modelos como o SUV médio Taos têm a mesma “pegada” do Tiguan. O modelo está com design frontal vistoso com grade e parachoques proeminentes. Seu conjunto ganhou faróis de LED Matrix (IQ-Light) com faróis de rodagem diurna e indicadores de direção dinâmico, além de uma faixa de luz de LED na grade frontal.

O Tiguan é um SUV espaçoso, sim.  São 4,73 metros de comprimento, 1,66 m de altura, 1,84 m de largura e bons 2,79 m de entre-eixos. Com tudo isso, motorista e demais passageiros conseguem aproveitar bem o conforto no carro. Com cinco assentos, o porta-malas fica com 686 litros, muito bom para viagens longas e transporte de malas maiores. Sua configuração de sete lugares reduz o espaço e compromete ainda o desempenho.

No mundo atual, todo carro deve ser bem conectado. O Tiguan é um carro moderno e conectado, sim. A Volks oferece grafismos no painel de instrumentos digital de 10,25” e uma central multimídia de 8 polegadas. Tudo é bem conectado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O volante é novo e a direção é elétrica, mais leve para deixar a condução bem agradável. Na segunda fileira dos bancos, é possível aproveitar o conforto do ar-condicionado e usar também a tomada de 12 volts e a entrada USB-C.  Há ainda duas entradas USB-C na frente e uma tomada de carregamento USB-C no console central atrás com potência de carregamento de até 45 Watts.

A Volkswagen entrega um SUV bem equipado para a família. O pacote de itens inclui sistema de ar-condicionado de três zonas, carregador de celular por indução, iluminação interna de LEDs e bancos com ajustes elétricos. Se há cuidado com mimos, há também cuidados com a segurança e a oferta de sistemas de auxílio ao condutor. O SUV da VW vem com um pacote de tecnologias semiautônomas, com alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, assistente de estacionamento, detector de fadiga e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.

É possível também estacionar o Tiguan em vagas paralelas e transversais. O novo Tiguan Allspace R-Line vem equipado com o assistente de estacionamento, que permite o estacionamento autônomo com a função de freio de manobra. Para utilizar este recurso acione o sistema, indique com a seta o lado em que deseja estacionar e mantenha a velocidade de até 20km/h. É simples e bem prático, acabando de vez com os sustos na hora de estacionar em vagas apertadas.

É uma parafernália de equipamentos e um dos mais usados é o alerta de pontos cegos. No trânsito, todo mundo pode dar um vacilo. É ai que entra a função para ajudar a detectar veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho. O sistema emite um alerta visual projetado nos espelhos externos e sinaliza para que o motorista não troque de faixa. O assistente traseiro de saída de vaga detecta outros carros se aproximando atrás do veículo estacionado e emite no painel um alerta visual e sonoro. No caso do motorista não reagir aos sinais de alerta, é acionada a frenagem automática.

O Tiguan vem com rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus 235/50 R19. São seis airbags, sendo dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina. O teto solar panorâmico é opcional e sai por R$ 10 mil. Na briga entre os SUV’s, o VW Tiguan Allspace chega forte na faixa do Jeep Commander e Caoa Chery Tiggo 8. Sai por R$ 294.790.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário