Automotivo

ABVE divulga série histórica de emplacamentos de ônibus elétricos

Escrito por Roberto Nunes

A ABVE começa a divulgar, a partir de maio, os números de emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil, assim como já faz há muitos anos com os de veículos leves eletrificados. Eles já estão disponíveis na aba ABVE Data no site www.abve.org.br

“A iniciativa reforça o compromisso da ABVE em fornecer dados atualizados e transparentes sobre o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país” – disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

“Estamos trabalhando para fazer da ABVE o ponto de convergência da eletromobilidade no Brasil, não só atuando nas políticas públicas que interessam ao setor, mas também produzindo informações confiáveis sobre a evolução desse mercado”.

Segundo a gerente da ABVE Data, Emmanuela Jordão, o objetivo é formar séries históricas que permitam acompanhar a evolução do transporte público sustentável em todas as regiões do país.

“E não vamos parar por aí: em breve, começaremos a produzir séries históricas específicas de caminhões elétricos, motos elétricas e veículos elétricos levíssimos em geral, buscando mapear toda a eletromobilidade com informações confiáveis” – disse ela.

MERCADO

O mercado de ônibus elétricos no Brasil está acelerando. Entre 2022 e abril de 2025, o Brasil emplacou 642 veículos desse tipo.

O Sudeste lidera disparado as estatísticas, concentrando 89% do total (569), com destaque para o município de São Paulo, que, sozinho, emplacou 518 ônibus no período – sem contar os trólebus.

A região Sul aparece em segundo lugar, com 8% dos veículos (49), seguida pelo Centro-Oeste, com 2% (12). O Nordeste (8) e o Norte (4) somam juntos os 2% restantes.

Hoje, nove fabricantes atuam no segmento, sendo que 67% deles (6) produzem ônibus elétricos em território nacional, enquanto os demais 33% (3) importam esses veículos.

O mercado brasileiro já conta com 25 modelos disponíveis, prontos para atender às demandas específicas dos municípios.

Os números do início de 2025 já são animadores. Em apenas quatro meses, 248 ônibus elétricos foram emplacados, o que já representa 82% do total de 2024 (302).

O crescimento do setor é claro e constante. Em 2022, apenas três fabricantes estavam presentes no país, oferecendo seis modelos de ônibus elétricos e com um total tímido de 11 emplacamentos.

Em 2023, o cenário começou a mudar. O número de fabricantes dobrou, chegando a 6, e o total de emplacamentos saltou para 71, ainda que a oferta de modelos tenha se mantido constante.

Em 2024, a variedade de modelos cresceu 100%, e disparou para 15. Com isso, os emplacamentos cresceram 325%, alcançando 302 unidades.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário