Mercado

Bahia apresenta proposta para ter fábrica de ônibus da chinesa Yutong Bus Company

Escrito por Roberto Nunes

Ainda sem a tão esperada definição da fábrica da gigante chinesa BYD para ocupar o antigo complexo Ford em Camaçari, o governo baiano segue forte nos acordos comerciais na China. O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues inicia negociação para atrair uma fábrica chinesa de ônibus elétrico. Nesta quinta-feira, Rodrigues visitou na cidade de Zhengzhou, na China, o maior fabricante de ônibus elétricos do país asiático e um dos maiores do mundo, a Yutong Bus Company.

A empresa prepara a instalação de uma montadora no Brasil, e a Bahia sai na frente sendo o primeiro Estado a visitar a sede da empresa e oferecer o apoio necessário para a sediar a fábrica. Durante reunião com a cúpula da empresa, o governador apresentou as vantagens competitivas para que os chineses escolham a Bahia, como a posição geográfica, que facilita acesso ao mercado brasileiro, mão de obra qualificada e programa de incentivos tributários.

O governador baiano vai estender sua estadia na China para aguardar a comitiva do presidente Lula, que embarca na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, para reunião com as maiores autoridades de Pequim.

 

Jerônimo visitou ainda o centro de desenvolvimento e de testes da empresa. A Yutung também é uma grande produtora de ônibus escolares com modelos que se destacam pela resistência, segurança e capacidade de se adaptar às realidades locais. Jerônimo apresentou à empresa o grande mercado que existe no Brasil para este tipo de veículo.

Também na cidade de Zhengzhou, o governador Jerônimo Rodrigues foi recebido pela vice-governadora da província, Zhang Min, para quem apresentou produtos agrícolas e da indústria baiana, iniciando diálogo para que os dois estados possam criar uma relação comercial. Ele fez o convite para que um grupo de empresários locais possa visitar a Bahia, para ver de perto o potencial de negócios.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário