A Bridgestone, a maior fabricante de pneus do mundo, está colaborando com a Microsoft no desenvolvimento de um sistema de monitoramento pioneiro para detectar problemas de danos nos pneus em tempo real.
Problemas relacionados aos pneus assumem quatro formas principais: pressão inadequada, fadiga, desgaste irregular e, por último, danos causados por meio-fio, buracos ou itens na estrada. Felizmente, a maioria desses problemas já pode ser mitigada com segurança. O TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus) ajuda os motoristas a evitar problemas de baixa pressão; o serviço regular e a substituição dos pneus no tempo adequado protegem contra desgaste e fadiga.
A exceção, e a última lacuna de segurança, são os danos nos pneus – que podem ocorrer a qualquer momento e geralmente só podem ser detectados em uma inspeção manual cuidadosa. Pneus danificados podem gerar acidentes. Eles também podem afetar negativamente outros componentes do veículo, como, por exemplo, causar danos às rodas e, assim, criar uma fonte adicional de perigo potencial para os motoristas.
Agora, essa lacuna tem solução. O Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus (TDMS) da Bridgestone oferece informação de danos em tempo real. Por meio da estrutura de nuvem da MCVP e junto com os dados existentes do sensor do hardware já instalado, ele usa algoritmos para detectar eventos que afetam a superfície e a carcaça do pneu. O motorista pode ser imediatamente notificado do perigo e agir para remediar a situação. Atualmente, não há outro sistema de monitoramento equivalente disponível no mercado e alternativas exigiriam a instalação de hardware extra.
Próximos passos
Este sistema de monitoramento de danos nos pneus tem outras aplicações valiosas. Ele não apenas entende quando o dano ocorreu, mas também onde. Dessa forma, permite uma visão mais ampla das condições e infraestrutura das estradas, que pode ser usada para alertar os órgãos responsáveis pela gestão das vias sobre a presença e localização de buracos e outros perigos. Futuros veículos autônomos também poderão se beneficiar, à medida que o sistema passa informações sobre riscos locais nas proximidades, bem como armazena dados na nuvem.
Atualmente, o novo Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus da Bridgestone está disponível para frotas e veículos equipados de fábrica com o MCVP. A parceria com a Microsoft também permite que a Bridgestone desenvolva sua solução para atender aos requisitos de frotas e montadoras parceiras em todo o mundo.
A MCVP fornece uma consistente plataforma em cenários digitais, conectada à nuvem, sobre a qual soluções voltadas ao cliente podem ser construídas, incluindo navegação avançada, direção autônoma, serviços de telemática e previsão, entre outros. Ela inclui a disponibilidade e escala globais que acompanham o Microsoft Azure.
A plataforma fornecerá à Bridgestone uma infraestrutura digital que acelerará o fornecimento de soluções de mobilidade conectadas, permitindo acesso a uma infinidade de recursos de nuvem, IA e IoT do Microsoft Azure. Por sua vez, trabalhar com a Bridgestone ajuda a Microsoft a expandir seu ecossistema de parceiros e permite que os clientes da MCVP integrem as soluções desses parceiros em suas próprias ofertas.
Laurent Dartoux, CEO e Presidente da Bridgestone EMEA, diz: “O digital é uma parte tão grande do que fazemos hoje na Bridgestone; é essencial que trabalhemos com parceiros líderes do mercado que suportem as nossas necessidades hoje e no futuro. Ao nos associarmos à Microsoft, temos a oportunidade de levar nosso Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus a milhões de motoristas, oferecendo-lhes mais segurança e tranquilidade. “
“A Microsoft faz parceria com empresas de mobilidade para apoiar sua transformação em provedores de serviços de mobilidade inteligente. Com a Microsoft Connected Vehicle Platform, nossa missão é ajudar as empresas a acelerar a entrega de experiências de mobilidade conectadas, seguras e personalizadas. Usando a MCVP, a Bridgestone criou o Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus, que oferece uma contribuição notável para a segurança nas estradas e prova como a colaboração entre líderes da indústria pode desbloquear novas oportunidades de negócios pela frente”, disse Tara Prakriya, Gerente Geral de Mobilidade do Azure e Microsoft Connected Vehicle Platform na Microsoft .
Deixe um comentário