O Uruguai está avançando na integração do hidrogênio verde em sua matriz energética por meio do Projeto Kahirós, consórcio que inclui a Hyundai Fidocar – importadora da Hyundai no Uruguai; o Banco Santander; a VENTUS – empresa especializada em energia renovável e infraestrutura – e a FRAYLOG, fornecedora líder de logística de madeira naquele país. No projeto, seis caminhões Hyundai FCEV do modelo XCIENT Fuel Cell 6×4 Tractor serão utilizados para transportar madeira por distâncias superiores a 700 km com uma única recarga de hidrogênio.
Com um investimento de cerca de US$ 40 milhões do Banco Santander, o projeto estabelecerá a primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, próxima à cidade de Fray Bentos. A construção está prevista para começar até o final deste ano, com a instalação inicial de um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW, destinado a alimentar uma usina de eletrólise. Esta fábrica produzirá 77 toneladas de hidrogênio anualmente, que serão armazenadas e fornecidas para os caminhões Hyundai FCEV, disponíveis para operações no primeiro semestre de 2026. Mais informações sobre o Projeto Kahirós podem ser encontradas em kahiros.com.uy.
O presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, destaca que a Hyundai pretende promover o exemplo do Uruguai para outros países na região: “Temos acompanhado muitas iniciativas impressionantes sobre hidrogênio, mas a ação real está acontecendo aqui, com este projeto. A experiência do Uruguai, sem dúvida, inspirará outras nações a adotar o hidrogênio como combustível de emissão zero. Essa conquista é possível graças à ousadia e ao compromisso dos uruguaios. Independentemente das particularidades econômicas de cada projeto, a visão da Hyundai é ‘Progresso para a Humanidade’. Tudo o que fazemos busca contribuir para um futuro melhor e este projeto é um ótimo exemplo disso”.
“O Uruguai oferece boas condições para o desenvolvimento do hidrogênio verde, graças à sua matriz energética baseada em fontes renováveis e ao seu compromisso com a sustentabilidade, posicionando nosso país como um local estratégico para projetos deste tipo, além de contar com o apoio e o investimento do governo”, afirma Stephen Jakter, vice-presidente da Hyundai Fidocar.
Deixe um comentário