O rigor da segurança cresce nos carros no Brasil. Os automóveis produzidos e comercializados no mercado brasileiro devem contar obrigatoriamente com quatro itens de segurança. São eles, o cinto de segurança de três pontos, apoios de cabeça para todos os ocupantes e sistema de fixação Isofix para cadeira infantil, além do controle de estabilidade nos carros.
A determinação entrou em vigor nesta quarta-feira, 29.1, e segue duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A obrigatoriedade é para todos os modelos, incluindo os populares no Brasil. O sistema de controle de estabilidade já estava sendo antecipado nos carros pelos fabricante. O dispositivo de segurança ativa ajuda o motorista no momento de movimento brusco, como frenagem, curva ou ultrapassagem. O controle de estabilidade só é ativado pelo volante, em contato com os sensores, em uma hora de perigo. É um instrumento considerado essencial, por exemplo, pela Latin Ncap, órgão especialista em testes de segurança.
também O Isofix, para a ancoragem das cadeirinhas de crianças, precisa de pontos específicos de fixação. Dois deles ficam na base da cadeira e dois se encontram no veículo, entre o assento e o banco de trás. Ainda há um gancho no bebê-conforto que precisa ser ligado diretamente ao carro (pode ser no chão, atrás do encosto ou na lateral).
Deixe um comentário