Automotivo

Contran determina quatro itens obrigatórios nos carros brasileiros

Escrito por Roberto Nunes

O rigor da segurança cresce nos carros no Brasil. Os automóveis produzidos e comercializados no mercado brasileiro devem contar obrigatoriamente com quatro itens de segurança. São eles, o cinto de segurança de três pontos, apoios de cabeça para todos os ocupantes e sistema de fixação Isofix para cadeira infantil, além do controle de estabilidade nos carros.
A determinação entrou em vigor nesta quarta-feira, 29.1, e segue duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A obrigatoriedade é para todos os modelos, incluindo os populares no Brasil. O sistema de controle de estabilidade já estava sendo antecipado nos carros pelos fabricante. O dispositivo de segurança ativa ajuda o motorista no momento de movimento brusco, como frenagem, curva ou ultrapassagem. O controle de estabilidade só é ativado pelo volante, em contato com os sensores, em uma hora de perigo. É um instrumento considerado essencial, por exemplo, pela Latin Ncap, órgão especialista em testes de segurança.

Outro item importante é o cinto de três pontos, que deve ser instalado para todos os ocupantes. O equipamento é mais eficiente em relação ao cinto subabdominal, que fica somente embaixo da barriga e não passa na frente do tronco. Agora, é obrigatório.

também O Isofix, para a ancoragem das cadeirinhas de crianças, precisa de pontos específicos de fixação. Dois deles ficam na base da cadeira e dois se encontram no veículo, entre o assento e o banco de trás. Ainda há um gancho no bebê-conforto que precisa ser ligado diretamente ao carro (pode ser no chão, atrás do encosto ou na lateral).

Além do cinto de segurança de três pontos, os fabricantes devem equipar os veículos com encosto para cabeça para todos os ocupantes. O componente protege o pescoço do ocupantes em um caso mais sério de colisão traseira, por exemplo.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário