As marcas chinesas estão na segunda onda no Brasil. A gigante fabricante BYD chegou ao mercado nacional com um veículo sustentável que combina luxo, sofisticação e design arrojado com segurança em seu mais alto nível e inúmeros recursos inteligentes. É o novo sedã BYD Han EV, que passa a ser comercializado no mercado brasileiro.
Um dos modelos elétricos mais vendidos na China, o Han EV já contabiliza mais de 140 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2020.
O sedã Han EV se tornou o primeiro modelo a receber inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela própria BYA. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Essa bateria torna o veículo duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio. O Han EV é alimentado por uma matriz de segurança com capacidade de permanecer estável em altas temperaturas.
Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido. Permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).
Em termos de desempenho, Han EV vem com o primeiro módulo de controle de motor MOSFET do mundo. Para se ter ideia, pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos. Incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m.
A BYD nomeia seus veículos com nomes das mais importantes das dinastias chinesas, regimes monárquicos hereditários que governaram a China. A dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.), por exemplo, foi responsável pela invenção de muitos itens modernos, de uso generalizado, como o carrinho de mão, a chave de boca, o sismógrafo e o papel.
A chegada do Han EV ao mercado brasileiro fortalece ainda mais a participação da empresa no segmento de automóveis de passeio. Para se ter ideia, além dos modelos já confirmados, a BYD pretende se consolidar por intermédio de sua rede de concessionárias, já aliada a alguns dos principais grupos automotivos do país como Eurobike, Saga, Servopa, IESA, Águia Branca, GNC, Parvi e Dahruj, entre outros. Com mais de 20 cidades confirmadas, a expectativa é chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano.
Mas os planos são mais ousados: a empresa quer chegar até o final de 2023, com 100 concessionárias nomeadas. A primeira concessionária da rede BYD, do grupo Eurobike, foi inaugurada dia 18 de abril e já entregou as primeiras unidades do SUV Tan EV aos clientes que adquiriram o modelo.
Na Bahia, o Grupo GNC abrirá uma concessionária BYD na região da Avenida Paralela, em Salvador. O sedã elétrico BYD Han EV tem valor sugerido de R$ 539 mil.
Deixe um comentário