Automotivo

Equinox ganha versão inédita RS; andamos e aprovamos

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, em São Bento de Sapucaí (SP)

SUV médio com pegada mais urbana, o Equinox chegou ao Brasil em 2017 e agora está renovado. A Chevrolet fez test drive de São Paulo até São Bento do Sapucaí para apresentar a já conhecida versão Premier e a inédita RS.

AUTOS E MOTOS rodou nas duas configurações no trajeto de ida e volta e elenca agora os motivos para você ficar em dúvida entre o novo Equinox e os rivais Jeep Compass e Volkswagen Taos no país.

Com preço entre R$ 205 mil e R$ 222 mil, o Equinox 2022 (leia mais) entrega motor turbinado, pacote amplo de equipamentos e tecnologia embarcada para toda a família. Há diferenças entre o RS e o Premier, sim. O teto preto e as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e paineis são próprias da RS. Já o modelo topo de linha aposta em um conjunto refinado único no segmento: sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras em LED, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, teto solar, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento.

A conectividade fica por conta do sistema OnStar para serviços de emergência e segurança, a nova geração do aplicativo myChevrolet App para comandar funções do carro à distância, o recurso OTA (over the air) para atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo e o multimídia MyLink com quatro novos recursos: projeção do Android Auto e Apple Car Play sem a necessidade de cabo, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa. O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até sete aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão.

Entre os dois, é bom olhar direitinho para o Equinox RS. Grade ao estilo colmeia e logo e detalhes em tom preto fazem uma diferença danada para quem é mais jovem e quer chegar bem na festa. Pacote de equipamentos é no Equinox Premier. Há frisos cromados, novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, teto solar elétrico panorâmico e faróis tipo projetor em LED.

Ambas são bem equipadas e oferecem uma ampla lista de itens comodidade e de segurança, como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.

O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.

O Equinox 2022 vem equipado com motor 1.5 turbo de injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força.  A Chevrolet oferece tração dianteira no Equinox RS e sistema AWD para o Equinox Premier, o topo da gama do SUV médio que é produzido na fábrica de San Luis de Potosi, no México.

O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração. É um SUV para andar na cidade e também pegar estradas mais complicadas também.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário