4X4 Automotivo

L200 Triton Savana resgata sua "pegada" 4×4 do mundo offroad

Escrito por Roberto Nunes

A Mitsubishi Motors no Brasil traz novamente a versão L200 Triton Savana, que retorna ao mercado brasileiro em sua quarta geração, como modelo. A picape chega neste mês em todas as concessionárias Mitsubishi do País com preço de R$ 204.990.  Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional.
Um bagageiro na cor preta com capacidade de carga de até 50kg também está presente no modelo. Ele carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo. Tem ainda para-choque de impulsão dianteiro, para-choque traseiro, nas maçanetas das portas, nas capas dos retrovisores e também nas rodas em liga leve e aro 16. Eles contrastam com as seis opções de cores de carroceria: Amarelo Rally, Bege Jizan, Azul Baikal, Vermelho Mônaco, Branco Fuji e Verde Forest e proporcionam um visual extremamente arrojado.
Para mais capacidade em todos os tipos de terreno, especialmente os mais desafiadores, a L200 Triton Savana foi equipada com pneus Pirelli MTR 255/70 R16, 80% off-road e 20% on-road. Os emblemas Savana foram colocados na parte lateral da caçamba e também na parte traseira. Já o emblema L200 Triton também recebeu o acabamento na cor grafite.
O interior da L200 Triton Savana tem revestimento dos bancos e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à frente do banco do passageiro.
A fabricante japonesa valorizou a picape com peças de acabamento cuidadosamente desenvolvidas para maximizar o espaço da cabine e proporcionar ainda mais conforto e sofisticação a bordo. Os bancos traseiros possuem excelente ângulo do encosto e um design que amplifica a sensação de profundidade, além de trazerem sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis com a máxima segurança.
Para a completar comodidade de todos a bordo, o porta-luvas tem o prático “Push Lock”, que tem a tampa com abertura amortecida e facilidade de acesso também pelo lado do motorista.
A L200 Savana está equipada também com sobre tapetes de borracha vulcanizada que ajudam a manter o interior da picape limpo após as aventuras off-road. A série especial L200 Triton Savana traz sob o capô o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Ela foi a primeira picape média do mundo a usar motor diesel feito inteiramente em alumínio, o que reduz o peso e ajuda a entregar mais performance e economia de combustível.
Com excelente dimensionamento volumétrico, o motor conta com uma turbina variável que permite entregar o torque máximo de forma quase instantânea e linear, em baixíssimas rotações, garantindo toda força para o uso em situações severas no fora-de-estrada.
Outro destaque no motor é o sistema MIVEC, que atua de forma dinâmica no comando de válvulas, permitindo dosar a quantidade ideal de ar no processo de combustão, evitando perdas e aumentando da eficiência energética. O propulsor tem ainda uma baixa taxa de compressão, o que se traduz na prática em um funcionamento suave e silencioso.
A L200 Triton Savana utiliza o confiável e robusto sistema de tração Easy Select, com diveros modos de condução, ideais para cada tipo de situação dentro e fora de estrada: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. Cada modo pode ser escolhido facilmente pelo motorista, por meio de um seletor no console central.
Além disso, a picape conta com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como em valetas transversais ou terrenos com erosões, o veículo é capaz de superar com facilidade a um simples toque no botão.
Se somarmos o modo de condução normal com a reduzida, temos 15 combinações de marchas que garantem o excelente desempenho da picape em todos os tipos de terreno.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário