Por Roberto Nunes
Sedã compacto mais vendido no mercado brasileiro, o Onix Plus surfa – literalmente – na onda do hatch Onix, modelo-campeão de vendas nos últimos cinco anos no país. O sedã da plataforma do Onix caiu no gosto do brasileiro pelos requisitos ofertados pela Chevrolet. É um compacto com espaço, motor turbo flex e pacotaço de equipamentos, incluindo o moderno multimidia MyLink com internet a bordo.
A concorrência está realmente sem reação ao avanço da linha Onix no Brasil. AUTOS E MOTOS testou por 10 dias o Onix Plus Premier, a configuração topo da gama do sedã com “motorzão 1.0”, com tecnologia turbo e flex.
A marca da gravata dourada atualizou o Onix Plus. De serie, o sedã vem equipado com ar-condicionado, seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade (ESC), cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, aviso sonoro do cinto de segurança, encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro> Há ainda direção elétrica, “Isofix e Top Tether” (sistema de fixação de cadeirinha infantil), roda de aço 15 polegadas, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e de monitoramento de pressão dos pneus e entradas USB.
O modelo testado é ainda mais equipado e inclui visual bem vistoso, valorizado pelos faróis dianteiros tipo projetor, luz diurna de LED, lanterna em LED, maçanetas internas cromadas e roda de liga-leve. Nas versões mais cara do Onix Plus, o motorista tem à disposição um volante esportivo com revestimento premium, além de indicador de nível de vida do óleo, controlador de velocidade de cruzeiro e painel de instrumentos 3,5″ digital TFT e função que liga e desliga o carro remotamente.
A Chevrolet quer correr contra o tempo e se manter na liderança nos mais diversos segmentos. Da oferta da nova S10 até o SUV médio Equinox, a montadora tem planos. O sedã do Onix enfrenta uma gama de rivais, a começar pelo Hyundai HB20S, Ford Ka+ e a dupla Fiat Cronos e Volkswagen Virtus. O carro tem um monte de mimos como luz de cortesia no porta-luvas, porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro e luzes de cortesia individuais para leitura.
Todo carro-família deve sim trazer um amplo pacote de equipamentos para transportar cinco pessoas, incluindo ai o motorista. Por conta disso, a Chevrolet oferece duas opções de motor: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). O Onix Plus Premier é a que tem praticamente tudo de série. O carro vem com sistema de acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave presencial, console central com descansa-braço e sistema start/stop.
Há opção do motor 1.0, de três cilindros e 82 cv, e o 1.0 turbo flex com 116 cv e câmbio automático de seis velocidades. O sedã Onix Plus 1.0 turbo flex surpreende na disposição para andar na cidade e, em situações de viagens, roda bem e tem respostas rápidas para ultrapassagens. Se antes a mecânica dos carros Chevrolet era um ponto crítico, hoje este ponto é o diferencial maior dos veículos – que são ofertados com multimídia moderno e conectividade e até internet a bordo.
A central multimídia MyLink do Onix Plus tem tela de 7” e permite conectividade para AndroidAuto e CarPlay e emparelhamento Bluetooth para dois celulares ao mesmo tempo. É hoje a mais moderna central entre os modelos compactos, e a Chevrolet investe tanto nisso que oferece até internet com direito a você usar o pacote de dados para seu smartphone e de outras pessoas no carro, por exemplo. O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
O Onix Plus é um compacto com quase tamanho de carro médio. Tem 4,74 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,73 metro de altura. Tem 2,60 metros de distância de entre-eixos, o que serve para deixar todos os ocupantes com bom espaço, especialmente no banco traseiro. Seu porta-malas tem capacidade para transportar até 469 litros, o que é bem generoso para o segmento de sedãs compactos. O tanque é de 44 litros.
A estrutura do novo Onix também foi reforçada e agora usa 17% mais de aços de alta resistência. Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar melhor eficiência. Um dos focos foi a eliminação de peso. Com a nova suspensão, foram eliminados 6kg; do novo sistema de propulsão, mais 15kg. Já o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido – esta peça reflete também em melhor dirigibilidade.
Deixe um comentário