Automotivo Testes

Strada "virou" carro de passeio; anda cinco pessoas e tem caçamba para levar 650 kg

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, na Praia do Forte (litoral baiano)
Líder de vendas no mercado brasileiro de picapes, incluindo até as médias, a Strada sempre incorpora novidades. No passado, ganhou sistema Locker para ajudar na tração, versão aventureira e até carroceria de três portas – com direito a uma porta-suicida. Não restam dúvidas de que a Strada é um veículo utilitário. A italiana Fiat usa e abusa da versatilidade da Strada, que agora está com visual bem similar ao da picape Toro e, enfim, tem a tão esperada carroceria de quatro portas.
A Strada, de fato, se reinventou e mudou o foco do segmento de picapes compactas e urbanos no Brasil. AUTOS E MOTOS testou por 10 dias a Strada Volcano, modelo topo da gama da nova geração da picape compacta da Fiat. De prima, a Strada ficou ainda com perfil de carro de passeio nesta configuração de cabine dupla e caçamba que consegue transportar cinco pessoas, incluindo o motorista, e carga de 650 kg.
A Strada Volcano deu um upgrade no patamar da Strada Adventure, a antiga topo da gama no portfólio do veículo da Fiat. Lançada em meio a pandemia do Covid-19, a nova Strada mostrou que tem fôlego de vendas no país. Nesta nova geração a picape é ofertada com a opção dos motores Fire 1.4 Flex, de 88 cv e 12,5 kgfm, e 1.3 Firefly Flex, o mesmo do Argo/Cronos. Este último com 109 cavalos e 14,2 kgfm de torque auxiliado pelo câmbio manual de cinco marchas. A Strada Volcano vem equipada com este novo motor 1.3, que tem potência menor em relação ao antigo 1.8, de 132 cv e 18,9 kgfm, que equipava a antecessora Strada Adventure. Mas sinceramente isto não faz tanta diferença.

Há outros  atributos que indicam que a Fiat mais uma vez acertou na remodelação completa da linha Strada no Brasil. A começar pelo novo perfil de picape compacta. A Strada bebe na fonte dos carros de passeio, a exemplo do Argo, e mantém seu perfil de veículo para carga. Sem falar ainda no pacote de equipamentos de conforto e de segurança, é bom lembrar que a Fiat procurou itens nos seus outros modelos para valorizar o projeto da nova Strada. Volante e quadro de instrumentos são do Mobi e visual interno meio Argo. Mas há a nova central multimídia com sistema de pareamento sem fio para qualquer smartphone. O carro testado mostra imagem da câmera traseira na tela do multimídia, o que é um grande facilitador para manobras.

O espaço na Strada é de bom para razoável – nesta ordem ai, viu. Para motorista e carona, a parte da frente é de um carro de passeio. Mas na traseira, pessoas com mais de 1, 80 metro tem dificuldades para ficar bem com suas pernas no banco. Por ser um veículo para carga. a caçamba da Strada tem volume de 844 litros, 24% maior que a Strada anterior. A carga útil de 650 kg é a mesma e sua tampa é bem leve e não tem o mesmo sistema da irmão maior Toro, que tem tampa bipartida.

A nova Strada está no mercado em cinco versões. Tem a de entrada Endurance com valor inicial na faixa dos R$ 65 mil. A Fiat também oferece uma versão da antiga Strada com o nome de Hard Working de cabine simples. A Strada Endurance já vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, preparação para som, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, volante com regulagem de altura, protetor e iluminação de caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com calotas. No caso da Volcano, a lista de equipamentos é bem maior, além de naturalmente o novo design da carroceria.
A Strada Volcano tem uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo. Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.
A renovação da Strada começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Com 10% a mais em rigidez torcional, o modelo aumentou sua já reconhecida resistência e durabilidade estrutural. Isso se deve à utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética. Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.

Atualmente, a legislação brasileira está mais rígida no aspecto segurança e as montadoras têm se antecipado na oferta de itens para garantir o conforto do motorista e demais passageiros. A Strada vem com sistemas de controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+). É um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h. O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhor
A nova central multimídia Uconnect 7” se destaca na Strada. É um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do Brasil. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones.

A Fiat cobra na faixa dos R$ 80 mil na Strada Volcano. Fazer o test drive é uma obrigação e ai você vai perceber que o utilitário da Fiat está realmente com perfil de carro de passeio.  O pacote de equipamentos da Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).
Ai é você dirigir e aproveitar a Strada em situações de sítios e até para o trabalho mais duro como também no lazer nos grandes centros urbanos.
Fotos: Filipe Soua
 
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário