O ano de 2021 será movimentado para o piloto Ricardo Gracia Filho. Uma das promessas do automobilismo começou seus treinos para o WSK Master Series, o principal campeonato de kart do mundo. Serão as primeiras aceleradas do jovem de 16 anos nesta temporada, que incluirá, ainda, o Mundial da categoria (que será disputado no Brasil) e torneios brasileiros. E que terminará com a estreia do automobilista na Fórmula 4 asiática, em dezembro.
Campeão brasileiro, sul brasileiro e da Copa Brasil de Kart, Gracia Filho estreia na equipe inglesa Forza Racing em seu segundo ano nas competições europeias. O piloto treina forte para o WSK Master Series, um dos principais torneios da modalidade, com três etapas. A primeira corrida aconteceu no dia 27 de fevereiro, sábado, no circuito de Adria, na Itália.
“Estamos treinando forte para obter mais evolução nesta primeira etapa do WSK. Estamos rápidos, virando facilmente entre os dez primeiros tempos, e temos expectativa de largarmos bem e de fazermos uma ótima corrida”, afirma o piloto.
O disputado torneio já será um esquenta de motores para Ricardo Gracia Filho encarar o principal campeonato de kart do mundo, o FIA Karting European Championship 2021. A temporada da competição europeia começa em abril. Ao longo do ano, o piloto também participará do Campeonato Brasileiro (julho) e da Copa Brasil (outubro), duas competições nas quais o jovem automobilista de 16 anos já se sagrou campeão.
No fim outubro também será a vez de Gracia Filho representar o país no Mundial de Kart, que pela primeira vez será realizado na América do Sul. A “Copa do Mundo” da modalidade acontecerá no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui (SP), circuito que o automobilista conhece bem.
No fim do ano, o piloto fará sua estreia na Fórmula 4 asiática. Uma espécie de preparativo para o ano de 2022, quando Gracia Filho planeja disputar a F4 mundial e seguir sua trajetória rumo à principal categoria do automobilismo, a Fórmula 1.
Sobre Ricardo Gracia Filho
Ricardo Gracia Filho nasceu em 30 de janeiro de 2005, em Araçatuba (SP). Com seis anos, começou a treinar no Kartódromo de Penápolis, no interior paulista, e nunca mais parou de acelerar. Com apenas 10 anos foi campeão Brasileiro e Paranaense de Kart, em 2015. Em 2018, um ano após conquistar seu segundo título brasileiro, e o Campeonato Sul-Brasileiro, representou o país no CIK-FIA Academy Trophy.
Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui, ainda conquistou a Copa Brasil de Kart, em 2019, e celebrou o tricampeonato brasileiro da categoria no ano passado. Este ano ele estreia em nova equipe, a britânica Forza Racing.
Com um plano de carreira bem definido, Gracia Filho pretende disputar a temporada da Fórmula 4 em 2022 e, nos dois anos seguintes, participar da Fórmula 3. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, em 2026, representar o Brasil na Fórmula 1.
Deixe um comentário