Automotivo

Volkswagen apresenta Delivery Express mais potente e econômico

Escrito por Roberto Nunes

O segmento de transporte tem evoluído. No Brasil, a Volkswagen já oferece versão com motor elétrico no setor de caminhôes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus inaugura no Delivery Express seu portfólio de veículos dentro da norma de emissões Proconve P-8, que entra em vigor para a categoria no país este mês.

Com isso, a montadora alemã cumpre a legislação. As vantagens da nova geração do Delivery Express vão além do enfoque ambiental: o veículo ganhou mais potência e uma calibração exclusiva em seu motor. Suas evoluções e melhorias técnicas podem resultar numa economia de até 5% em combustível. Ao mesmo tempo, mantém todo o pacote de segurança e robustez que incorporou ao longo de 2021. O novo motor de três litros tem uma calibração exclusiva, desenvolvida com todo o know-how da Engenharia da montadora, para entregar mais potência com emissões menores. Fabricado pela FPT, oferece 156 cv e torque máximo de 360 Nm, disponível em rotações mais baixas, para alcançar economia e agilidade, com arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas. Isso tudo com menos emissão de NOx e material particulado. O consumo de diesel pode chegar a uma redução de até 5%, de acordo com a condução, enquanto carrega mais carga que seus principais concorrentes. O Express+ agora passa a contar com tecnologia SCR, cujo tanque de Arla 32 vem integrado ao de combustível.

A montadora investiu num amplo programa de desenvolvimento. Foram rodados mais de um milhão de quilômetros em testes de durabilidade, com cerca de 15 protótipos, num verdadeiro laboratório de novas tecnologias. A montadora chegou até mesmo a criar uma nova equipe de softwares para entregar diversas melhorias ao cliente.

 O Delivery Express traz de série um sistema de controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), alinhado ao que se encontra em automóveis. A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção. Em piso molhado é que ainda mais se percebe a diferença que esse sistema proporciona. A inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o controle de tração (ATC, da sigla em inglês).

Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. Outra vantagem do modelo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. Essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário