Ford apresenta novo Bronco; modelo 4×4 chega primeiro nos Estados Unidos

O novo Ford Bronco (veja vídeo) surge com força no mercado dos Estados Unidos. Ícone da marca americana no mundo dos veículos 4×4, o Bronco chega inicialmente com versões de duas portas, quatro portas e Sport. O mais inusitado é que a Ford criou a marca Bronco. Não há logomarca Ford no Bronco.

Com uma linha totalmente 4×4, o novo Bronco começa a ser produzido no início de 2021 e já tem reservas abertas nos EUA para entrega no segundo trimestre. O Bronco 2021 traz linhas da primeira geração do modelo, que foi apelidado de G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”) para oferecer o máximo de desempenho 4×4.

Tem vão livre do solo de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm. O Bronco vem equipado com tecnologia de tração nas quatro rodas. Possui o exclusivo G.O.A.T. Modes, sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal; Eco; Esporte; Escorregadio e Areia; além de Baja, Lama/Barranco e Escalada de Pedra. A linha oferece dois sistemas 4×4, com configuração básica ou avançada. O sistema básico usa uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades “shift-on-the-fly”, enquanto o avançado tem uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com seleção automática da tração 4×2 e 4×4.

 O Grupo Ford investiu mais ainda na capacidade offroad. O Bronco incorpora o Trail Toolbox, conjunto exclusivo de tecnologias off-road que inclui: o Trail Control – controle de cruzeiro em baixa velocidade; o Trail Turn Assist, vetor de torque que aumenta o giro no fora de estrada; e o inovador controle de aceleração/frenagem para subidas em rocha.

De acordo com as informações do fabricante, os modelos Bronco de duas e quatro portas vêm com suspensão dianteira independente e eixo sólido com molas helicoidais na traseira. Barra estabilizadora hidráulica semiativa e pneus off-road de 35 polegadas, inéditos no segmento, são disponíveis como opcionais. Os passageiros são protegidos por um gaiola de aço de alta resistência com airbags de cortina integrados, além de airbags dianteiros. Eles podem vir com motor EcoBoost V6 2.7, com 314 cv e torque de 55 kgfm, ou EcoBoost 2.3 de quatro cilindros, com 274 cv e 42,8 kgfm. Há também duas opções de transmissão: a inédita manual de sete velocidades com sistema 4×4 sob demanda e a automática SelectShift de 10 velocidades.

O Bronco de duas portas vem com teto rígido dividido em três seções, que permitem várias configurações. O modelo de quatro portas tem a opção de teto rígido dividido em quatro seções ou capota de lona. As portas, com um exclusivo sistema sem molduras, são removidas facilmente. Tem ainda central multimídia SYNC 4, de 12 polegadas, com exclusiva navegação off-road e câmera 360 ​​graus que facilita a rodagem em trilhas técnicas. A cabine tem piso emborrachado, drenos, bancos de vinil e instrumentos protegidos com silicone que permitem a lavagem.

O Bronco Sport conta com duas opções de motores: o EcoBoost 2.0, com 248 cv e torque de 38 kgfm para off-road em alta velocidade, e o EcoBoost 1.5, com 183 cv e torque de 26 kgfm. Ambos são equipados com transmissão automática de oito velocidades e pneus todo-terreno de 28,5 polegadas. Sua carroceria tem um projeto inteligente que inclui teto estilo safari, com o maior espaço para a cabeça e para carga. Ela permite também transportar duas mountain bikes e outros equipamentos esportivos, como caiaque ou asa delta. Além de cinco versões, o Bronco Sport conta com mais de 100 acessórios originais para personalização.

No lançamento, a Ford oferece também a edição especial First Edition que traz vários itens diferenciados, como transmissão SelectShift e pneus de 29 polegadas.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais