Testes

VW Tera tem a missão de desbancar o Fiat Pulse

Escrito por Roberto Nunes

Um dos maiores destaques do mercado de automóveis do Brasil, o Volkswagen Tera começa 2026 com a missão de ser o SUV compacto mais vendido no País. Após conquistar o consumidor brasileiro, o Tera chega ainda mais forte para tirar a coroa do Fiat Pulse, único modelo com motor híbrido flex leve no mercado. AUTOS E MOTOS rodou com a versão Tera com motor 1.0 TSI e câmbio manual na capital baiana.

Lançado no primeiro semestre de 2025, o Tera tem mais qualidades de hatch. Entre as características, a Volkswagen traz um veículo de posição mais baixa para dirigir. Com a onda de SUV’s no Brasil, a fabricante alemã reforça seu time com o pequeno Tera, que chega para completar a gama com Nivus, T-Cross e Taos.

O VW Tera TSI Manual é, de fato, a versão de entrada com motor turbo do SUV compacto da Volkswagen. O modelo combina o motor 1.0 TSI flex, de 116 cavalos de potência usando etanol, com o câmbio manual de 5 marchas. Deixa assim o veículo mais nas mãos do motorista e garante o bom desempenho e economia de combustível, principalmente nas situações urbanas com congestionamentos. A Volks oferece também o Tera TSI automático e a versão mais barata com motor MPI aspirado acoplado ao câmbio manual.
O Tera traz o visual global e atual da Volkswagen. Mesmo sendo um veículo do segmento de entrada, a Volkswagen inclui um pacote bem completo para todas as configurações do Tera. A versão de entrada com motor turbo e câmbio manual traz itens como fenagem autônoma de emergência), 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), sistema de detector de Fadiga e painel de instrumentos digital 8″ e sistema multimidia “VW Play” com tela de 10,1″ touchscreen e App-Connect. Há ainda vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, rodas de aço 16″ com pneus 205/60, asistente para partida em subidas e volante multifuncional.
Se faltam alguns itens essenciais para agradar o brasileiro, o Tera conquista pelo visual atualizado e pelo pacote da multimídia bem atualizado e com novas funcionalidades do VW Play. A Volks prefere equipar a versão TSI manual com rodas de aço, sem chave presencial usando a tradicional chave no painel e sem sistema de sensor de abrir e fechar as portas e dispensou também a câmera de ré com imagens na boa multimídia, itens que são opcionais nesta configuração. Nada demais nem nada de menos, já que todos os fabricantes oferecem itens no pacote de opcionais na rede de concessionários.
A Volkswagen oferece três anos de garantia em todo o Brasil. Com 4,15 metros de comprimento e 2,57 metros de entre-eixos, o Tera oferece bom espaço interno para o segmento. O porta-malas tem 350 litros (padrão VDA), volume competitivo frente aos rivais no Brasil.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário