Por Roberto Nunes
A nova S10 tem seu lugar no segmento de picapes médias no Brasil. Antes líder por anos no mercado nacional, a Chevrolet S10 entrega a força das picapes ao estilo Ianque, Made in USA, muita tecnologia embarcada e capacidade de carga para o uso na zona rural e nas saídas noturnas das grandes cidades pelo País afora.
AUTOS E MOTOS andou por uma semana na configuração High Country 2025, modelo mais recheado de apetrechos visuais que lembram os das picapes Colorado e Silverado. Mas isso é até esperado já que a S10 pode até ser chamada de irmã da Colorado, modelo vendido nos Estados Unidos.
Entre os detalhes visuais, a S10 traz o conjunto de faróis mais afilados instalados em posição mais alta, grade imponente com cromados e lanternas com nova organização interna e assinatura noturna em LEDs. A Chevrolet capricha no visual da S10 High Country e traz melhorias nas bitolas mais largas, para-lamas dianteiros e traseiros mais imponentes e ajuste na capacidade de carga das molas e amortecedores. Além disso, a picape S10 tem agora uma coluna de direção mais precisa com novos pontos de fixação e regulagem de altura e profundidade, com nova posição e maior possibilidade de ajustes.
Quem deseja uma picape na sua garagem quer potência e força para todos os momentos. A Chevrolet aumentou assim a vontade de andar do motor 2.8 turbodiesel, elevando dos 200 cavalos para 207 cavalos de potência e 52 kgfm de torque – 1 kgfm a mais em relação aos números anteriores. Para garantir as boas respostas e força do motor, a picape vem equipada com o novo câmbio automático de 8 marchas, deixando de lado o antigo de 6 velocidades. É bom valorizar ainda a caixa de transferência com redução para a tração 4×4.
O segmento de picapes médias é um dos mais concorridos no Brasil. As marcas americanas Ford e Chevrolet se equiparam e estão entre as fabricantes que oferecem mais tecnologias nas suas picapes. O que a Ford Ranger tem a Chevrolet S10 traz também. É bem verdade que os outros modelos – Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok – correm por fora. Já a líder Toyota Hilux está associada à durabilidade e picape pau para toda-a-obra.
Para quem usa mais a picape em situação urbana, a Chevrolet entrega mimos e um pacote bem amplo de equipamentos. É no quesito tecnologia que a S10 está na frente. A Chevrolet oferece o sistema OnStar com conectividade, Wi-Fi nativo com sinal mais estável e inúmeras possibilidades para aproveitar os apps via multimídia. O OnStar também oferece serviços customizados de proteção e segurança, como o de resposta automática em caso de acidente e o de auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo (com índice de 95% de sucesso). O Chevrolet MyLink tem uma tela de 11 polegadas integrado ao painel digital de 8 polegadas, carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira.
A tecnologia embarcada vai além e a picape vem com alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, farol alto automático, iluminação com LED, além de volante com coluna de direção telescópica, chave presencial com partida por botão e tampa traseira com trava elétrica e sistema de alívio de peso. O motorista tem à disposição sistema de partida remota, acendimento automático dos faróis, câmera de ré de alta definição, controle eletrônico de oscilação de reboque, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa.
A S10 2025 está disponível nas versões WT, LTZ, Z71 e High Country. Considerada uma das mais equipadas picapes do Brasil, a S10 High Country tem valor sugerido de R$ 313 mil no Brasil. É bom reforçar que a Chevrolet trouxe uma série de melhorias na estrutura, suspensão atualizada, motor recalibrado e maior potência. É uma picape com dimensões generosas – com 5.335 mm de comprimento e 3.095 mm de entre-eixos. Seu peso é de 2.200 kg e a capacidade da caçamba é de 1.200 litros.
A S10 High Country vem com capota marítima rígida e possui um moderno sistema de abertura da tampa da caçamba com amortecimento. Tem um tanque de 76 litros e depende muito do pé do motorista para garantir um consumo eficiente de combustível. A nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).
Deixe um comentário