Testes

Hyundai enche HB20S de ‘mimos’ dos sedãs médios

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, em Valente, sertão baiano

Projeto da Hyundai no Brasil, a família de carros HB conseguiu ao longo de 10 anos um lugar no concorrido mercado de veículos no país. O hatch já conquistou a liderança e os modelos sedã e SUV compacto caíram no gosto do brasileiro. O segmento de veículos compactos é muito importante no Brasil e a marca sul-coreana Hyundai aposta forte no sedã HB20S.

Reestilizado em 2022, o sedã HB20S tem qualidades dos sedãs médios com amplo pacote de equipamentos e um visual moderno e esportivo entre os rivais Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos. Levando em consideração os rivais da Chevrolet e da Fiat, a Hyundai oferece um monte de qualidades para quem deseja um carro família com espaço no porta-malas, conectividade na multimídia e equipamentos que funcionam como facilitadores para o motorista.

AUTOS E MOTOS rodou em Salvador e fez uma viagem de cerca de 500 km até o sertão baiano (Valente) com a versão mais cara do HB20S, denominada de Platinum Plus. Com visual bem mais moderno, o sedã da Hyundai tem uma traseira mais empolgante e valoriza também seu conjunto frontal com faróis com luz diurna de LED e grade em preto brilhante com as luzes de seta integradas. Tem retrovisores externos com rebatimento elétrico e rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas.

Para o uso na cidade, o sedã oferece conforto. Para quem deseja pegar a estrada, é bom saber que há um pacote de equipamentos que auxiliam o condutor nas ultrapassagens ou na condução de pista, por exemplo. É bom avisar que o motor moderno TDGi 12V flex rende bons 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque, auxiliado pela transmissão automática de seis velocidades.

O novo HB20S anda bem, sim, senhor. Tem tamanho mais anabolizado com 4,32 metros de comprimento e 2,53 metros de largura. Seu entre-eixos é de 1,72 metros, o que oferece espaço interno para transportar três passageiros no banco traseiro, mais carona e naturalmente o motorista. O porta-malas é generoso com 475 litros.

A versão Platinum Plus dispõe de um pacote chamado Hyundai Smart Sense, que agrega uma série de recursos de auxílio ao motorista. É bom saber que a Hyundai inclui itens como alerta de colisão frontal para detectar pedestres e ciclistas. Este dispositivo é encontrado também no SUV Creta.  A frenagem automática de emergência é outro item de segurança no veículo e ganhou funções extras para as saídas de vagas de shopping. Há ainda o alerta de saída de faixa, que indica que o carro está invadindo a faixa vizinha acima dos 60 km/h. O recurso também pode ser utilizado junto ao centralizador de faixa, que pode ser acionado acima dos 20 km/h e deixa o carro centralizado na via.

Há também o alerta de ponto cego, que ajuda muito em situações de trânsito carregado. O HB20S traz o assistente de saída, que atua no momento de abrir as portas dianteiras na rua e, em caso de um outro veículo passar, vai emitir um alerta sonoro bem forte para evitar possíveis acidentes.

Mas como todo carro moderno, a Hyundai garantiu uma multimídia conectada e mais moderna com sistema BlueMedia. Sua tela é ao estilo flutuante e há conexão sem fio com os sistemas operacionais IOS e Android por meio do CarPlay. É possível conexão por bluetootth com aplicativos da preferência do motorista e demais passageiros. Tudo conectado para deixar todos no mundo digital e com os aplicativos preferenciais no multimídia do HB20S.

É uma boa central multimídia para um veículo que vem evoluindo junto ao consumidor, que é cada vez mais exigente. A boa central multimídia é de 8 polegadas e tem espelhamento de celulares sem fio. Seu pacote de itens inclui seis airbags de série, controles de estabilidade e tração, sistema ISOFIX, comutação automática do farol alto, além de sistema de monitoramento de pressão dos pneus, alarme e auxílio de partida em rampa e carregamento de celulares por indução.

É um sedã família, moderno, conectado, bem equipado e possui 5 anos de garantia, a maior do mercado.  Os preços variam de R$ 80 mil a R$ 130 mil.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário