Testes

Inédito VW Tera vai ocupar espaço do Nivus entre os jovens

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

A Volkswagen tem uma gama de SUV’s comercializados no mercado brasileiro. A escadinha de cima para baixo começa com o Tiguan e o Taos, passando pelo T-Cross e o pequeno de visual cupê Nivus. Com o sumiço dos modelos de entrada nos segmentos hatch e sedã, o brasileiro encontra uma gama de opções de SUV’s compactos. AUTOS E MOTOS rodou por 10 dias no Nivus 2025, modelo compacto da Volkswagen que vai perder o posto de SUV de entrada da Volkswagen para o inédito Tera, que acabou de ser apresentado no desfile das escolas de samba no Sambódromo da Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O novo Tera será lançado no primeiro semestre deste ano e vai compartilhar a mecânica e uma série de apetrechos tecnológicos dos SUV’s da Volkswagen. O Nivus, por exemplo, já tem rivais à altura como o Renault Kardian, modelo lançado em março do ano passado e que tem conquistado seu espaço entre os jovens e público feminino no Brasil.

Na prática, a Volkswagen terá uma briga interna entre o Nivus e o Tera. O Novo Tera será oferecido em diferentes versões de acabamento, destacando as cores Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. Entre os itens do futuro modelo, estão as rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, além de carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’ e pacote ADAS.

O pequeno Nivus se destaca pelo visual ao estilo cupê. Tem um padrão elevado no acabamento e há um pacote justo de equipamentos nas suas duas configurações: Highline e Comfortline. A Volkswagen aposta na mecânica robusto do seu motor 1.0 turboflex, de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, acomplado ao câmbio automático de seis velocidades.

O Nivus 2025 dispensou alguns elementos estéticos, como o conjunto de faróis de neblina. Ganhou um novo para-choque e lanternas de LED inteiriças e novos emblemas escurecidos. A configuração mais cara, a Comfortline, sai por R$ 136.990. Preço inicial está na faixa dos R$ 115 mil.

 

O pacote de equipamentos do Nivus 2025 inclui piloto automático adaptativo, seis airbags, ar-condicionado automático com sistema touchscreen, câmera de ré, carregador por indução para smartphones, além de faróis de LED, painel de instrumentos com tela de 8″, chave presencial com partida por botão, rodas de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas. O sistema de multimídia é dos mais modernos e intuitivos para usar a tela de 10,1 polegadas de altíssima definição, totalmente configurável e com uma série de recursos, incluindo uma loja de aplicativos nativos. O VW Play está bem atualizado e é possível emparelhar dois smartphones sem problemas.

É sempre bom avisar: nunca compre carro récem-lançado. É natural ajustes no processo de produção e, por conta disso, escolha os modelos que já estão mais consolidados no mercado brasileiro. Lembre-se também que a tendência é a dos modelos de entrada nos segmentos de hatches e sedãs serem substituídos por SUV’s compactos. Há fortes indícios da Chevrolet lançar também seu SUV compacto abaixo do Tracker.

Entre os SUV’s compactos, o Nivus está há mais tempo e, no ano passado, ganhou o rival Kardian que está sendo ofertado também com uma versão com câmbio manual. É uma opção mais em conta e para quem ainda não aderiu aos carros de câmbio automático ou CVT no País.

O Nivus tem dimensões similares às do hatch Polo. Tem 2,57 metros de entre-eixos e seu motor 1.0 200 TSI, de três cilindros, com 12 válvulas e injeção direta é ágil e deixa bem esperto o SUV pequeno da Volkswagen. Seu porta-malas é de 415 litros, oferecendo espaço para malas pequenas e grandes. Tem peso bruto de 1.650 kg e a Volkswagen oferece uma garantia de 3 anos.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário