Testes

Peugeot 2008 Griffe tem motor 1.6 THP e teto solar para dias ensolarados

Escrito por Roberto Nunes

Já conhecido dos brasileiros, o Peugeot 2008 entra em uma nova fase sob a batuta do Grupo Stellantis. Não é à toa que a dupla francesa Peugeot e Citröen, do Grupo PSA, tem conquistado mercado no Brasil. Com modelos moderno e de design arrojado, a Peugeot cresce em vendas e carros antes esquecidos, como o hatch 208 e crossover 2008, estão em alta no país. O novo 2008 chegou com tudo e, agora, tem opção de versão elétrica, o e-2008, e configuração com motor turbinado para brigar na prateleira dos SUV’s urbanos e compactos.

AUTOS E MOTOS andou com o 2008 Griffe 1.6 THP, a topo da gama do SUV da francesa Peugeot. Lançado em 2015 como opção entre os rivais Jeep Renegade e Honda HR-V, o 2008 comeu poeira. Mas com o aval do Grupo Stellantis, a marca francesa ganhou um novo posicionamento no mercado e tem conquistado clientes em todo o Brasil.

No visual, o Peugeot é um veículo atualizado. Tem design modernoso e traz um amplo pacote de equipamentos e de conectividade para o público mais jovem e que usa ao extremo seu smartphone. O 2008 Griffe vem com pacotaço de equipamentos e um teto solar panorâmico, bem agradável para os dias mais ensolarados em Salvador.

O novo 2008 é sim um carro mais baixo e mais parece que você está dirigindo um hatch. Mas esse perfil deixa o veículo mais no chão e ai você pode perceber mais o desempenho do 2008 nas pistas mais lisas. Em trechos com desníveis, o modelo da Peugeot recebe a pancada e o motorista sente mais as irregularidades da via. Mas isso não é ponto negativo para o 2008 e, sim, para os governantes da capital baiana.

O Peugeot 2008 já é um carro conhecido e, por conta disso, não espere olhares de curiosos. E é bem verdade que agora a marca francesa tem valorizado ainda mais o visual com grade preta e detalhes cromados. Há ainda a adoção de carroceria bicolor na linha 2023 e isto valoriza o visual do carro. O veículo tem também para-choque traseiro com mais plástico para valorizar a pegada mais aventureira. Nada de mais nem nada de menos. As rodas são de 16 polegadas e a diferença é pequena para a opção aro 17 dos rivais.

O 2008 ostenta bancos totalmente em couro e central multimídia flutuante compatível com Android Auto e Apple CarPlay. No painel há botões e acabamento mais caprichado. O volante é de tamanho reduzido e oferece uma pegada bem esportivo. É bom ficar atento aos detalhes diferentes de outros carros. O Peugeot traz os controles na parte do console central, a exemplo do botão para acionar o teto solar. O conceito i-Cockpit da marca francesa eleva o acabamento e mostra que o 2008 é um carro diferenciado com freio de estacionamento ao estilo de aviação.

O novo Peugeot 2008 tem dimensões normais para um SUV compacto. São 4.159 mm de comprimento, 2.542 mm de entre-eixos, 1.739 mm de largura e 1.583 mm de altura. São 23° de ângulo de ataque; 29° de ângulo de saída e 200 mm de altura livre do solo. Tem 355 litros de porta-malas e 55 litros de tanque de combustível. O motor turbinado empurra bem os 1.246 kg do 2008. E ai você pode curtir os dias nas situações mais inusitadas na cidade como também pegar a estrada para curtir uma praia no litoral. 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário