Automotivo

RAV4 SX Connected Hybrid chega por R$ 301.140

Escrito por Roberto Nunes

E cresce o número de SUV’s e modelos elétricos ou com sistema híbrido no mercado brasileiro. A japonesa Toyota já tem alguns modelos como o RAV4. A Toyota segue com sua estratégia de fortalecer sua oferta de veículos eletrificados no País e anuncia a linha RAV4 2022. A partir deste ano, o SUV recebe atualizações no sistema de segurança e no design.

Com essa novidade, a fabricante reforça a sua meta de descarbonização, oferecendo em seu portfólio de veículos eletrificados quatro modelos no Brasil: Corolla híbrido flex, Corolla Cross híbrido flex, o recém anunciado sedã grande Camry e o RAV4. O veículo já se encontra disponível em todas as concessionárias da marca Toyota no território nacional.

Disponível na versão de acabamento SX Connect Hybrid, o SUV alia conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC 4 cilindros, que, somado ao motor elétrico, resulta numa potência máxima de 222 cv, além de contar com um refinado acabamento interno e um robusto pacote de tecnologias de conveniência à disposição.

 

Outro ponto que foi reforçado na linha 2022 do SUV é a segurança com incremento de importantes itens, além de atualizações do pacote de segurança ativa da marca, o Toyota Safety Sense (TSS).

O novo híbrido Toyota, referência de qualidade, durabilidade e confiabilidade, conta com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também receberam cobertura de couro, com detalhes em prata, igualmente presentes nas maçanetas.

 

No RAV4, o acabamento é em black piano e prata, ambos com detalhes cromados. E, para oferecer um toque de requinte, exclusividade e personalidade, o modelo possui teto solar wide moonroof com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente em LED, para acentuar os detalhes do design e dos materiais interiores.

A nova linha do utilitário esportivo da Toyota recebeu novos itens de segurança recheando ainda mais a já extensa lista de equipamentos do modelo. A partir de agora, o RAV4 passa a contar de série com Alerta de Ponto Cego (BSM), Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiros.

Além disso, o item que faz parte do sistema de segurança ativa, o TSS, o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), passa a detectar também pedestres e ciclistas com frenagem automática de emergência.

 

Fazem parte do pacote TSS ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) e Farol Alto Automático.

 

A lista de segurança passiva do veículo inclui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Também estão inseridos o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. O RAV4 ainda conta com Controle de Tração (TRC).

Assim como os demais modelos da marca japonesa, também estão disponíveis de série, cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.

O RAV4 vem equipado com motor a combustão 2.5L DOHC 4 cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, e três motores elétricos THS II de 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 222 cv.

O SUV mantém a transmissão Hybrid Transaxle, que entrega acelerações mais lineares, que reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, e permite maior controle da condução, sem desperdiçar energia, para aprimorar o consumo de combustível.

O motorista tem à disposição quatro modos de condução (Normal, Eco, EV e Sport), que se adaptam ao estilo de condução e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais ecológica.

Com tração integral, o RAV4 conta com a suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e Wishbone, com barras estabilizadoras na traseira, com ajustes para melhorar a resposta do conjunto AWD, o que propicia maior controle de torque dinâmico e de estabilidade do veículo.

O modelo híbrido da Toyota oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e de 7 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7 polegadas.

 

O pacote de tecnologias de conveniência do SUV inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow e abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento por chave ou pelo sensor de movimento, localizado debaixo do para-choque traseiro. Além disso, o console central vem equipado com carregador de celular por indução.

Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, o RAV4 tem garantia de 5 anos ou 100.000 km (o que ocorrer primeiro). O RAV4 SX Connected Hybrid está disponível por R$ 301.140,00.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário