Testes

Sportage híbrido ganha força no mundo dos SUV’s médios

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

O SUV Sportage sempre ganhou holofotes no mundo. Modelo global da sul-coreana Kia, o Sportage tem evoluído e, na última grande reestilização, ganhou ares bem mais modernos e linhas arrojadas que lembram as de uma marca premium alemã, a Porsche. O novo Sportage melhorou ainda mais sua vestimenta e, agora, tem motorização híbrida. Assim, a Kia atualiza visual e mecânica.

AUTOS E MOTOS andou, com exclusividade na Bahia, no novíssimo Sportage cedido pela Intervia Kia, concessionária exclusiva em Salvador (Avenida Paralela). O utilitário da Kia incorpora design de linhas arrojadas e de extremo bom gosto. Sua frente é realmente impactante e esportiva com grade em preto e faróis de full-led com desenho modernoso.

Fabricado na Eslováquia, o Kia Sportage vem equipado com o moderno conjunto motriz híbrido. São duas configurações (EX e EX Prestige) que têm o motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, movido a gasolina, e sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, com 180 cv de potência máxima e combinada e torque de 27 kgf.m. Esse pacote está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e sistema de dupla embreagem DCT. Usando os parâmetros do Inmetro, o Sportage faz 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, abastecido com gasolina.

Entrou no carro o motorista e demais passageiros percebem o bom material usado no painel de instrumentos e todos os itens ofertados. Tem ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Na versão mais cara EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos.

É um suv médio para mostrar que a Kia está na briga. Por ser um carro importado, há restrições por boa parte dos consumidores. Mas como o Sportage tem um bom histórico, ai sim chega com tudo como uma boa opção no segmento dominado pelo Jeep Compass. O novo Sportage tem dimensões generosas: são 4,51 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos. O tanque de combustível é de 54 litros e fica localizado abaixo do banco traseiro. As rodas são de liga leve aro 18” (versão EX) e de 19” (versão EX Prestige). No espaço do porta-malas, a Kia oferece 562 litros e, com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.

O Sportage híbrido chamou muita atenção no trânsito de Salvador. Para quem está ao volante, a Kia entrega muitos mimos e um amplo pacote de segurança e de tecnologia embarcada. Há airbags frontais duplos, laterais e de cortina, além de espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED. O sistema Isofix está presente como também freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa (HAC).

Nas duas versões, o SUV Kia vem equipado com uma série de tecnologias como a ADAS – Advanced Driver Assistance System e alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW). Há ainda assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).

Na versão topo da gama, a Kia é ainda mais generosa e inclui o assistente para prevenção de colisão frontal com conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

São 5 anos de garantia no novo Kia Sportage, que chega em sete cores: Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico).

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário