Testes

Corolla Cross reina sozinho com o motor híbrido entre os SUV´s médios

Escrito por Roberto Nunes

A matriz dos motores flex ganhou expansão no mercado brasileiro. De 2004 para cá, quem quis vender carro teve que lançar seus modelos com mecânica que bebe etanol ou gasolina em qualquer proporção. Nos últimos quatro anos, os fabricantes – especialmente quem vende veículos mais caros e do segmento premium – começaram a apresentar carros com motor híbrido ou elétrico plug-in. A era dos carros na “tomada” ou com o uso de motores combinados elétricos e a combustão ganha força no mercado nacional. A japonesa Toyota lidera a “corrida” e escolheu os motores híbridos para seus carros, como o Prius, RAV4 e Corolla. No ano passado, surgiu a novidade, o Corolla Cross, SUV na plataforma do sedã mais vendido da marca, para revolucionar o segmento de utilitários urbanos no Brasil.

AUTOS E MOTOS  rodou por 10 dias no Corolla Cros, versão completa híbrida. A Toyota usa o motor 1.8 de até 101 cv, chegando a 123 cv com a ajuda elétrica. A mecânica oferece maior desempenho no quesito consumo de combustível, já que faz a distância do zero a 100 km/h de em 11,8 no Power (no “normal” são quase 15).

É um típico SUV urbano e chega com tudo para brigar na faixa do Jeep Compass, que ainda não tem versão eletrificada no mercado nacional. Então, o Cross Hybrid reina praticamente sozinho no segmento dos médios. De tração dianteira, o Cross tem pegada de sedã. Ao entrar no veículo da marca japonesa fica a sensação que você entrou no Corolla. Entre os SUV´s no mercado nacional, o Compass e o novo Taos (Volkswagen) oferecem posição mais elevada. Usando a base do sedã Corolla, o Cross é menor no comprimento e na distância entre-eixos. É maior na largura e na altura e perde no espaço do porta-malas para o Corolla (470 litros). O volume no Cross é de 440 litros. Mas há sim uma série de vantagens no SUV médio.

O Corolla Cross vem com suspensão traseira com eixo de torção. Deixa assim o carro mais ajustado e ganha na disposição para transitar na zona urbana como também na estrada. A frente do Corolla Cross passa imponência, sim. Tem grade do tipo colmeia, pintada em preto brilhante e emoldurada por um friso cinza. Os faróis full LED são espichados e se estendem até as laterais, formando um belo conjunto com as luzes diurnas e os faróis de neblina, ambos também em LED. Sua traseira tem lanternas afiladas que realçam bem com a tampa do porta-malas.

O Corolla Cross tem um para-brisa bem-inclinado e teto com ligeira descaída na traseira, com rack em preto brilhante. Há vincos nos para-lamas dianteiros e nas portas traseiras para reforçar o aspecto aerodinâmico da carroceria. Sua caixas de rodas são distintas e possuem molduras de plástico preto, que contrastam com o friso cromado das janelas. O SUV vem equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus na medida 225/50. Na traseira, antena do tipo barbatana de tubarão, defletor de ar na extremidade do teto e lanternas horizontais em LED.

Por dentro o Cross tem suas qualidades. O painel de instrumento tem visual sisudo, tradicional e no estilo japonesa. Traz três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o indicador do sistema híbrido (XRV Hybrid) e o termômetro do motor abaixo do semicírculo. A versão XRX Hybrid testada possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

A pegada mais dinâmica e econônica do Corolla Cross responde pelo consagrado sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O Corolla Cross possui um sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

O pacote de equipamentos é bem vasto e a Toyota incluiu itens como teto solar, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

Há ainda limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nesta situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Além dessas tecnologias de segurança passiva, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

As tecnologias incluídas nesse pacote são:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (Lane Trace Assist – LTA) observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.

Faróis altos automáticos (AHB)*

Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário