Mercado

Grupo Stellantis inicia produção da nova família de motores na fábrica de Betim

Escrito por Roberto Nunes

A mais nova unidade de produção da Stellantis, localizada no Polo Automotivo Fiat de Betim (MG), inicia a fabricação da família de motores GSE Turbo por ocasião da visita do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em conjunto com Mike Manley, Head of Americas, e Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul.
A fábrica tem capacidade inicial de produção de 100 mil unidades por ano e exigiu recursos da ordem de R$ 400 milhões, incluindo investimentos de fornecedores e Pesquisa & Desenvolvimento. Esta é a primeira fase da planta, que começa a fabricar imediatamente o motor de quatro cilindros turbo e, ainda em 2021, terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões e o início da produção do propulsor de três cilindros turbo.

20210218-BETIM/MG – STELLANTIS- Motor GSE Turbo- Foto Leo Lara/Studio Cerri

Com o início da operação da nova planta, Betim torna-se o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade anual de 700 mil motores e 500 mil transmissões. A integração produtiva da nova unidade com as linhas dos motores Fire e Firefly promove alta sinergia de gestão, manutenção, logística e expertise técnica.

20210218-BETIM/MG – STELLANTIS- Motor GSE Turbo- Foto Leo Lara/Studio Cerri

20210218-BETIM/MG – STELLANTIS- Motor GSE Turbo- Foto Leo Lara/Studio Cerri

Produção:
– Motores T3 (1.0l) e T4 (1.3l) trazem mais economia de combustível, melhor desempenho e menos emissões de CO2
– Primeiro motor a ser produzido, de 4 cilindros e trem de válvulas 4V MultiAir III 1.3 (cilindrada de 1.332 cm³), conta com uma potência de 180 cv na versão gasolina

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário