Por Roberto Nunes
Marca controlada pelo Grupo Stellantis, a francesa Peugeot renovou o 2008 e oferece seu SUV na prateleira de veículos mais cobiçados do Brasil. A linha 2025 do Peugeot 2008 ganha mudanças no visual, especialmente no conjunto frontal com faróis Full LED em formato de “Garra de Leão” e logomarca black. Outra mudança radical é a oferta de todas as configurações, incluindo a esportivada GT, com o motor Stellantis T200 1.0 turboflex, o mesmo usado por modelos da Fiat e da Citroën.
Na própria Peugeot, o hatch 208 já vem com o motor 1.0 turboflex, de 130 cavalos. AUTOS E MOTOS testou por 15 dias o novo 2008 GT, a versão topo da gama. Visual marcante, interior mais caprichado e boa mecânica. Eis a trinca de sucesso para qualquer tipo de SUV no mercado nacional. O segmento de SUV’s compactos tem um leque de opções, como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Renault Kardian, entre tantos outros.
A fabricante francesa utiliza também o bom motor T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, auxiliado pelo câmbio CVT que simula 7 velocidades. Com isso, o 2008 entra no mundo dos veículos automáticos, sendo ofertado apenas com este conjunto motriz. O motor 1.0 turbo faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros. Traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio e o exclusivo sistema MultiAir III.
A nova assinatura visual inclui as três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo PEUGEOT. A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito sofisticada.
O 2008 GT é a versão mais moderna. O pacote de equipamentos traz o PEUGEOT Driver Assist, sistema que inclui alertas de ponto cego e de colisão, além de frenagem de emergência automática. Um dos grandes diferenciais do 2008 é o PEUGEOT i-Cockpit. Outro ponto forte é o volante Sport Drive: compacto, de dimensões reduzidas e base achatada. Tem ainda o painel de instrumentos mais elevado, tela touch de fácil alcance e na linha de visão do motorista e as teclas de “alternância”: permite acesso direto às principais funções do veículo.
O modelo vem ainda com inédito sistema de entretenimento PEUGEOT i-Connect®, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A. O dispositivo possui sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.
O 2008 GT traz itens exclusivos. Entre os destaques, estão o teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, além da grade bodycolor, pedais esportivos em alumínio, Paddle Shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, PEUGEOT Driver Assist e 6 airbags.
A Peugeot aposta no 2008 e oferece uma garantia de 3 anos. O SUV compacto da marca francesa possui espaço para motorista e mais quatro passageiros, além de um porta-malas de 419 litros. É ofertado em cinco cores: Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica).
No começo do mês de novembro, o Grupo Stellantis apontou sua estratégia para outro fronte: lançou a dupla Pulse e Fastback com o motor T200 com sistema híbrido leve, uma tendência que deve virar moda no segmento de carros de entrada no Brasil. Sem perceber, o conglomerado de marcas acendeu a luz amarela para quem deseja comprar um veículo Stellantis com este motor 1.0 turboflex, de 130 cavalos. Em breve, a tendência é a das marcas francesas Citroën e Peugeot ofertarem também versões com o novo motor híbrido flex no mercado nacional.
Deixe um comentário