Testes

Versa traz muito do novo Sentra e eleva nível dos sedãs

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, em Salvador

Toda família brasileira deseja um carro espaçoso, de motor forte e com mimos e itens tecnológicos. A japonesa Nissan corre por fora com um portfólio justo e cheio de atrativos no Brasil.  No segmento de sedãs, o novo Versa chegou com visual de Sentra e equipamentos essenciais para quem tem filhos e deseja um veículo conectado e bem equipado. AUTOS E MOTOS rodou com exclusividade na configuração mais cara, o Versa Exclusive, com motor 1.6 e câmbio CVT.

Por fora, o Versa tem frente de Sentra e entrega rodas de liga leve de 17″ com novo desenho, faróis dianteiros com DTRL em LED, antena tipo “Tubarão” e traseira com aerofólio traseiro e belas lanternas. Para garantir o conforto do motorista e demais passageiros, a Nissan oferece console central com apoio de braço e entrada USB-C, sistema multimídia de 8″, acabamento diferenciado nos bancos preto com azul, ar-condicionado automático digital e volante com acabamento de revestimento premium. Há ainda função “Welcome”, sinal de parada de emergência e itens auxiliares para a condução, como alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e alerta de Atenção do Motorista (DAA). O sedã vem ainda com sistema de monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o desejado carregador sem fio com indicador no console.

O pacote de série da Nissan para o Versa inclui alerta de Colisão Frontal (FCW), assistente de Frenagem de emergência (FEB), nova chave eletrônica I-Key, controle de Tração e Estabilidade (VDC), além de freios ABS com Controle Eletrônico de Frenagem (EBD), assistente de Frenagem (BA) e sistema inteligente de partida em rampa (HSA). O novo Versa vem equipado com seis airbags, acendimento inteligente dos faróis, comando do piloto automático no volante, sensor de estacionamento traseiro e botão Push-Start.

Ë sempre bom lembrar que a Nissan foi a primeira fabricante a oferecer o sistema de Visão 360º no Brasil. Este dispositivo era exclusivo e faz a diferença para quem está ao volante. Há ainda sistema inteligente com detector de objetos em movimento, painel central multifuncional de TFT de 7″ com 12 funções, retrovisores externos na cor do veículo com indicadores de direção, bancos Zero Gravity, isofix e alerta de cinto de segurança (frontais e traseiros).

Quem deseja entrar no mundo dos sedãs compactos tem um bom leque de opções no mercado. Entre eles, estão o Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Hyundai HB20S. Lançado recentemente no País, o novo Versa tem perfil de sedã família. O novo Versa é um sedã com dimensões generosas, usando bem o seu entre-eixos de 2.620 mm e entre-rodas de 1.520 mm (frente). com isso, o espaço para joelhos e distância para ombros entram nessa fórmula de conforto, e qualquer um fica bem confortável no banco da frente ou no banco traseiro. E para carregar as malas da viagem, são 504 litros de capacidade de porta-malas.

A Nissan equipa o novo Versa com o conjunto motor 1.6 16V Flex e transmissão Xtronic CVT. Conhecido já no Kicks, o pacote mecânica entrega 113 cavalos de potência e torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol. Trabalhando em baixas rotações, o câmbio CVT ajuda a reduzir o consumo. A caixa da transmissão tem ainda o modo “Sport”, que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é pressionado.

É um sedã para andar bem na cidade e em viagens. A Nissan mostra que um veículo compacto pode ser sim um carro confortável e cheio de tecnologias. Destaque para as 4 entradas USB, sendo 3 tipo C (uma no console dianteiro, uma dentro do novo apoio de braços e outra atrás dessa peça) e 1 tipo A (console dianteiro). Atende a todos com um bom multimídia – ainda não é um dos melhores mas está à frente dos ofertados pelas marcas japonesas no Brasil.

Design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

Na hora de acelerar, o motorista percebe as boas respostas do conjunto motor, auxiliado por uma direção elétrica, mais leve e bem eficiente. Na nossa buraqueira, o Versa sofre e sua suspensão traseira procura até aliviar. No entanto, eis ai o ponto franco do novo Versa: andar em terreno mais liso na vias urbanas é o ideal, pois a sequência de buracos mostra que o carro da Nissan vai sofrer e, naturalmente, todos os ocupantes vão perceber que o ajuste feito no sistema de suspensão ainda não garante um rodar macio pelo Brasil afora.

Produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, o novo Versa é um sedã de cores sóbrias e clássicas. Entre as novidades, está a nova cor Cinza Lunar. Com isso, o Nissan Versa 2024 passa a contar com 2 opões sólidas (Preto Premium e Branco Aspen), 5 metálicas (a nova, Vermelho Scarlet, Azul Cobalto, Cinza Grafite e Prata Classic) e 1 perolizada (Branco Diamond). O Novo Nissan Versa conta com 3 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário